Poeira e Riqueza

  Por Shoshanah Brombacher
indice
 

O mestre chassídico Rabi Simchah Bunem de Pszcyscha (1767-1827) começou a vida como farmacêutico, porém mais tarde se tornou um rebe (líder chassídico) e gostava de discutir Torá com seus discípulos.

Um dia ele estava falando sobre a cobra que seduziu Eva no Jardim do Éden. A Torá relata que D'us amaldiçoou a cobra. "Sobre teu ventre te arrastarás, e poeira comerás, todos os dias de tua vida" (Bereshit 3:14).

Rabi Bunem ponderou: "Será esta uma maldição tão terrível? O pó está em toda parte; portanto a mesa da cobra está sempre repleta, não importa aonde vá. Agora olhe para o povo de nossa aldeia e em outros lugares; eles ganham o pão com dificuldade, muitas famílias são pobres, crianças passam fome e alguns nunca sabem de onde virá sua próxima refeição. Como seria conveniente para nós se pudéssemos viver do pó!"

"Porém a vida como ser humano", explicou o mestre chassídico, "significa que estamos constantemente clamando a D'us por ajuda: mulheres no parto, crianças famintas, pais sem trabalho… Então a humanidade tem uma conexão, uma conexão muito forte com D'us que a serpente não tem. Ela de nada precisa, e nada pede. E isto é realmente uma maldição. Porém somos como crianças com nosso pai. D'us é nosso Pai, a quem nos voltamos incontáveis vezes por dia para cuidar de nós e nos proteger…"

"Um homem pobre está sempre consciente dessa bênção. O homem rico, também, é abençoado, porém para ele é um pouco mais difícil saber disso. O desafio da riqueza é que a pessoa deve sempre ter isso em mente, e voltar-se para D'us todo dia por ajuda e orientação."

       
top
  A Parashá dessa semana também se chama