Rebe Moshê Leib de Sassov

   
indice
 

Com os tsadikim de Rujin acontecia o mesmo que no reino da casa de David. Eles não rezavam junto com o público. Nem sequer rezavam no mesmo local. Havia um pequeno aposento ao lado da sinagoga, e o Rebe rezava lá.

Certa vez o santo Rebe Yitschac de Bohush, neto do santo Rebe de Rujin, entrou na sinagoga para fazer a oração de maariv quando, de repente, sentiu uma grande alegria. Perguntou, portanto, aos presentes:
- Sinto hoje uma espécie de enaltecimento. Alguma coisa aconteceu?
- Também nós sentimos algo e não sabemos o que é. - responderam-lhe.

A oração de maariv foi empolgante, apesar de ser um dia comum da semana.
Depois da reza ele perguntou:
- Que dia é hoje?
Responderam-lhe:
- Dia 7 do mês de Shevat.
- Ah! –disse ele - Hoje é a festa do Rebe Moshê Leib de Sassov. Isso não é nada simples... O Rebe Moshê Leib de Sassov era a personificação do amor.

No momento em que o Rebe começou a falar, todos ficaram à sua volta:
- Saibam que depois de partir deste mundo, o Rebe Moshê Leib de Sassov apresentou-se perante o Grande Tribunal Celeste e, naturalmente, disseram-lhe: "Rebe Moshê Leib, nosso santo mestre, estão lhe aguardando no Jardim do Éden".
Todos nós sabemos que é impossível entrar no Jardim do Éden a não ser passando pelo inferno...

O Rebe Yitschac de Bohush prosseguiu:
-Os anjos de D’us acompanharam o Rebe Moshê Leib de Sassov, querendo atravessar com rapidez o Inferno. Ele, no entanto, caminhava lentamente. Observava as pobres almas sofredoras. Vocês sabem que o Inferno não fica só nas alturas. Todo aquele que vive aqui na terra no Inferno, ficará no Inferno; e todo aquele que vive aqui no Jardim do Éden, lá ficará no Jardim do Éden.

O Rebe Moshê Leib de Sassov, caminhava lentamente, e os anjos disseram-lhe: "Rebe Moshê Leib, tenha piedade, um pouco mais depressa". Mas ele continuou a caminhar vagarosamente. E eis que, no meio do Inferno, ele para e diz: "Vou ficar por aqui. Não posso abandoná-las. Como posso deixá-las?"

Os anjos protestaram: "Rebe Moshê Leib, este não é o seu lugar. Seu lugar é no Jardim do Éden, aqui ficam os transgressores". Ele, entretanto, repetiu: "Não saio daqui".

O Rebe Yitschac de Bohush interrompeu seu relato por alguns instantes, e depois continuou:
-Pela primeira vez, desde que o Santíssimo criou os céus e a terra, todo o Grande Tribunal Celeste desceu ao Inferno, para resolver o que deveria ser feito com o Rebe Moshê Leib de Sassov. O Grande Tribunal Celeste desceu ao Inferno, e perguntou-lhe: "Rebe Moshê Leib, o que você alega?"

E ele retrucou: "Se de fato mereço estar no Jardim do Éden e regozijar-me com o brilho da Shechiná, sou merecedor do deleite eterno. Como poderei permanecer lá, como poderei sentir prazer e alegria, sabendo que todo este tempo o Inferno arde em chamas? Não poderei ficar no Jardim do Éden enquanto houver uma só alma no Inferno!"
Perguntaram-lhe: "Sendo assim, o que você quer Rebe Moshê Leib?"
E ele respondeu: "Irei embora daqui se todos sairem deste inferno".
Inacreditável. O Rebe Moshê Leib queria tirar a todos de lá! Guevald (Ai meu D’us)! Isto certamente era verdade. Que alma generosa! O Grande Tribunal Celestial reuniu-se para decidir o que fazer. Há duas versões para o final desta história e ambas atingem o âmago do coração.

- Quais são elas? ˆ perguntaram.

- Segundo a primeira versão, o Grande Tribunal Celestial disse: "Rebe Moshê Leib, se você já teve em vida a oportunidade de fazer um favor a alguém, mas não fez, não poderá tirar ninguém do Inferno. Porém, se você jamais perdeu nenhuma oportunidade, fazendo sempre com alegria o que lhe pediam, poderá tirar todos do Inferno". Verificaram sua ficha e viram que Rebe Moshê Leib de Sassov jamais se recusara a fazer algo que lhe fosse pedido. E ele conseguiu levar a todos...

- E qual é a outra versão? - perguntaram.
- De acordo com a Segunda versão, disseram a Rebe Moshê Leib: "Por cada favor prestado, você poderá tirar alguém do Inferno".

Verificaram e, milagrosamente, o número de pessoas que havia no Inferno era exatamente o
número de ações praticadas pelo Rebe Moshê Leib em vida. E ele tirou todos.

Depois que terminou de contar a história, Rebe Yitschac de Bohush, observando seus discípulos, disse:
- Agora vocês sabem que alegria existe nos Ceús com o Rebe Moshê Leib de Sassov, que tirou todos do Inferno...

       
top
  A Parashá dessa semana também se chama