A febre

 

De Talks and Tales, Publicações Kehot.

indice
 

Um judeu que morava em Vitebsk, na Rússia Branca, sempre tivera boa saúde, mas certo dia adoeceu repentinamente. Ele não sabia o que estava errado e apesar dos vários remédios que tomou, piorava dia a dia. Consultou um médico e este receitou algo, que também não o ajudou. Finalmente, ele decidiu ver o médico mais notável da cidade, conhecido como Professor, sem dúvida a maior autoridade médica de toda a região.

O Professor fez um exame minucioso no paciente, fez-lhe muitas perguntas e então pediu desculpas por não poder ajudá-lo. "Somente D'us pode te ajudar," disse ele gravemente.

O pobre judeu ficou bastante alarmado, como era de se esperar.

Então ele se lembrou que na aldeia vizinha, Liozna, havia um Rebe que tinha ajudado muita gente. Partiu então para Liozna para visitar este grande homem, o Alter Rebe, Rabi Shneur Zalman.

Chegando à casa do Rebe, encontrou muitos outros judeus na sala de espera. Foi admitido para ver o Rebe entre os primeiros da lista.

Quando chegou à presença do Rebe, não conseguiu refrear as lágrimas e abriu seu coração, descrevendo a grave doença, implorando ao Rebe que o ajudasse em nome de sua mulher e filhos.

O Rebe respondeu: "O trabalho de um médico é curar, e não fazer o paciente sentir-se ainda pior. Na verdade, sua doença não é tão grave; é apenas uma espécie de febre, e vai passar."
Surpreso, o judeu perguntou: "Mas Rebe, se é uma febre, eu não deveria ter calafrios?"
"Logo você começará a tremer," disse o Rebe.

O judeu mal pôde acreditar naquilo que ouvira e ficou, obviamente, muito feliz.

Tão logo deixou a casa do Rebe sentiu frio e começou a tremer um pouco. E quando continuou seu caminho de volta para casa, os tremores aumentaram. Quando chegou em casa, foi direto para a cama.

Ficou no leito durante alguns dias, e então os tremores pararam subitamente. Sentiu-se muito melhor, e logo estava de pé, sentindo-se um novo homem!

Algum tempo depois, quando o judeu caminhava pela rua, encontrou o Professor, que o reconheceu de imediato. "Você não é o paciente que foi me ver há algum tempo, com uma doença grave?" perguntou o Professor.

"Sim, senhor," respondeu o homem.

"Certamente estou feliz por vê-lo tão bem," continuou o Professor. "Diga-me, meu amigo, o que aconteceu para provocar uma cura tão inesperada, e qual foi o remédio que tomou?"

O judeu contou-lhe que depois de o Professor tê-lo desenganado, ele foi ver o famoso Rebe em Liozna, e que este dissera que a doença era apenas uma febre.

"Isso eu também sabia," disse o médico. "Porém uma febre pode ser extremamente perigosa, a menos que se transforme em tremores, pois é assim que o corpo se livra da doença. O problema com você é que não mostrava sinais de tremores. Eu não conhecia remédio algum que pudesse provocar os tremores. É por isso que eu disse não poder ajudá-lo."

"Na verdade, quando o Rebe me disse que eu tinha febre, perguntei a ele: 'Se tenho febre, não deveria estar tremendo?' E ele respondeu: 'Então você vai tremer.' E nem bem eu tinha saído da presença do Rebe, comecei a estremecer. Fui para a cama e fiquei ali tremendo durante vários dias. Então, com a ajuda de D'us, recuperei-me completamente da doença."

"'Com a ajuda de D'us,' você disse. Não foi isso que eu lhe falei?! 'Não posso ajudá-lo, somente D'us pode salvar você!'" exclamou o professor alegremente.

Sorrindo, o professor e seu antigo paciente deram-se um aperto de mãos, desejando tudo de bom um ao outro.

O professor acrescentou: "Algum dia espero conhecer o seu Rebe, mas não numa visita profissional. Sem dúvida ele pode fazer muito mais por mim do que eu por ele."

       
top