O Colar de Ferro

 

Por Yrachmiel Tilles

indice
 

Há muitos anos, quando os judeus tinham total controle sobre a Gruta de Machpelá em Hebron, o encarregado das chaves do portão era um homem chamado Yitschac, um viúvo pobre. Ele tinha uma única filha chamada Dina, moça linda e bondosa. Finalmente Dina chegou à idade de casar-se e ficou noiva de um bom rapaz.

Fachada de Marat Hamachpelá

Yitschac trabalhava muito para economizar dinheiro que lhe permitisse suprir as necessidades da filha para o casamento. Porém Yitschac lembrou-se que a tradição da sua comunidade exigia que ele presenteasse Dina com um colar de ouro para usar na cerimônia de casamento. No entanto, ele não tinha dinheiro suficiente para comprar um. Yitschac ficou deprimido. Aquele adorno era motivo de orgulho entre as mulheres da comunidade, e meninas pobres que não possuíam a jóia adequada choravam de vergonha no dia do casamento, e algumas chegavam a fugir para evitar o constrangimento.

Yitschac estava agoniado, sem saber o que fazer. Não disse nada a Dina, pois não queria que ela se entristecesse antes da hora.

À medida que se aproximava o dia do enlace, Dina sonhou certa noite que estava de pé em frente ao portão da Gruta de Machpelá. Ali estava ela, segurando as chaves do portão. Uma mulher vestida de branco aproximou-se. A mulher tinha o rosto repleto de luz, como o sol. Ergueu a mão e tocou o cabelo de Dina, dizendo: "Esta corrente grande com estas chaves para este lugar sagrado deveriam ser o colar do seu casamento. Este colar encerra cem vezes mais méritos que qualquer outro feito de ouro e jóias."

Então a mulher desapareceu. Dina acordou e lembrando-se do sonho, decidiu não falar com ninguém a respeito.

Interior de Marat Hamachpelá - Túmulo de Yitschac

Finalmente chegou o dia, e o rosto de Yitschac estava cinzento de preocupação. O que diriam as amigas de Dina quando chegassem para ajudá-la a se preparar para o casamento?

Depois que Dina vestiu suas roupas nupciais, chamou o pai de lado, perguntando se poderia ter uma palavra a sós com ele. Com um sorriso franco no rosto, ela disse: "Papai, dê-me por favor as chaves da Gruta de Machpelá. Serão meu colar de casamento. Possuem muito mais mérito que qualquer ouro ou pedras preciosas."

Yitschac ficou surpreso e aliviado. Correu para pegar as chaves e as entregou à filha. Ao colocar a corrente de ferro com as chaves da Gruta de Machpelá, Dina estava radiante. As pessoas exclamavam que ela estava mais bonita com o colar de ferro que as noivas do passado, com ouro e pedras preciosas.

A partir desse dia, as noivas de Hebron usam este "Colar de Ferro" especial, em vez de ouro e jóias, no dia de seu casamento.

       
top