Movidos à música

 

De Be’er HaChassidut por Eliezer Steinman; traduzido do hebraico por Yanki Tauber

indice
 

Certa vez alguém perguntou ao Rabi Israel Báal Shem Tov (1698-1760), fundador do Movimento Chassídico: "Por que motivo os chassidim começam a cantar e dançar à menor provocação? Seria este o comportamento de um indivíduo normal e são?"

O Báal Shem Tov respondeu com uma história:
"Certa vez, chegou um músico à cidade – um músico de grande talento, embora desconhecido. Ele se postou numa esquina e começou a tocar.

"Aqueles que paravam para ouvir não conseguiam se afastar, e logo uma enorme multidão se encantava com a gloriosa música, pois jamais tinham ouvido algo tão belo. Não demorou muito e começaram a se mover seguindo o ritmo, e a rua inteira se transformou numa massa de pessoas dançando.

"Um homem surdo que passava por ali perguntou-se: ‘Será que o mundo enlouqueceu? Por que as pessoas estão saltando para cima e para baixo, balançando os braços e fazendo círculos no meio da rua?’

"Os chassidim" – concluiu o Báal Shem Tov – "são movidos pela melodia que brota de cada criatura na Criação de D’us. Se isso os faz parecer loucos àqueles que têm ouvidos menos sensíveis, deveriam eles pararem de dançar?"

       
top