A Reunião

 

Por Yanki Tauber

indice
 

Chegou um mensageiro na cidade de Szchedrin, enviado por rabinos e líderes, para angariar dinheiro a ser doado a uma causa importante. Foi programada uma reunião pelos anciãos da cidade para discutirem como ajudar o hóspede naquela sagrada missão.

Na reunião foi sugerido que o mensageiro fosse acompanhado em suas visitas de porta em porta por um membro respeitado da comunidade. Assim, aqueles que talvez resmungassem para entregar uma contribuição a um estranho seriam mais generosos na presença de alguém a quem conheciam e respeitavam.

Naturalmente, todos se voltaram para Reb Peretz, o dono do moinho, que se encaixava naquela descrição: instruído, piedoso e rico, ele era sem dúvida o morador de maior prestígio na sala.
Reb Peretz, no entanto, não estava tão entusiasmado. "Ouçam" – disse ele finalmente – "eu estive pensando: quanto poderemos angariar batendo à porta de cada pequeno lojista ou carroceiro? Eu conheço esta cidade, e estimo que levantaremos, no máximo, dezoito rublos de prata. Vou lhes dizer uma coisa – estou disposto a contribuir eu mesmo com os dezoito rublos, se vocês me liberarem desta 'honra'…"

Presente à reunião estava o rabino da cidade, Rabi Shaul DovBer Zislin. A esta altura, ele interveio: "Reb Peretz" – disse ele – "você acaba de explicar algo que me intrigou durante toda a noite. Eu estava me perguntando: por que esta reunião foi convocada? Certamente os queridos judeus de Szchedrin são almas caridosas, que doarão tudo que puderem a uma causa nobre. Por que o mensageiro não vai simplesmente fazer os pedidos, para conseguir o dinheiro?

"Vou lhes dizer porquê. Quando nosso amigo veio à cidade, o yetser hará (má inclinação) ficou frenético. Centenas de mitsvot estavam para ser cumpridas em Szchedrin! O importante não são os dezoito rublos que serão angariados – considerando as quantias com as quais o yetser hará está habituado a lidar, isso é apenas uma gota. Mas as mitsvot! Yankel, o aguadeiro, Shepsel, o estalajadeiro, Mina, a lavadeira, e centenas de outros, darão de boa vontade seus tostões duramente ganhos para ajudarem seus irmãos em dificuldades. Que trabalho espera o yetser hará! Ele deverá agora abrir caminho até o coração de cada um dos preciosos judeus da cidade e procurar diminuir sua generosidade, convencê-los a reduzir sua contribuição ou recusá-la totalmente, D'us não o permita.

"Então o yetser hará teve uma idéia. Convocar uma reunião! Sim – organizar uma reunião com os cidadãos mais influentes de Szchedrin, para ajudar o mensageiro nesta sagrada missão. Nesta reunião, será inevitavelmente sugerido que Reb Peretz acompanhe o mensageiro para estimular uma doação ainda mais generosa. Ora, o trabalho do yetser hará será muito, muito mais fácil – tudo que precisa fazer é convencer Reb Peretz a doar ele próprio os dezoito rublos…"

       
top