Salvamento de um bebê

 

Extraído do e-mail semanal: Torah-mail – com permissão de Yossef Zukin

indice
 


Uma tarde, há mais ou menos dez anos, entrei no escritório da nossa Yeshivá e verifiquei a secretária eletrônica. A primeira mensagem era, "Meu nome é Zahava e o meu número de telefone é tal e tal." Obviamente, ela tinha discado o número errado, mas decidi ligar de volta mesmo assim. Quando Zahava respondeu, ela falou: "É de Kfar Chabad, não é? Eu quero falar com Kfar Chabad."

Ela continuou: "Tenho uma amiga chamada Sara. Ela está grávida e diz que não pode ter o bebê, pois já tem três crianças e seu marido não ganha muito, e por este motivo, decidiu abortar. Tentei falar com ela para que não fizesse isso, até mesmo mandei rabinos e experts no assunto, eles falaram com ela por horas, mas de nada adiantou. Agora ela diz que a única coisa que a fará mudar de idéia é se o Rebe de Chabad pessoalmente ligar para ela e falar para que não faça isto."

Expliquei para Zahava que o Rebe é muito ocupado, que ele reza, aprende e ensina Torá sem parar e ainda responde cerca de mil cartas e pedidos por dia, então não era razoável pensar que o Rebe pudesse ligar para as pessoas no telefone.

Sugeri que ela escrevesse e eu mandaria um fax para o Rebe explicando a situação de Sara, pedindo uma benção para que a próxima pessoa que falasse com ela conseguisse convencê-la a ter o bebê. Zahava concordou, então mandei o fax, e apenas uma hora depois recebi um telefonema do escritório do Rebe dizendo que o Rebe respondeu assim: " É verdade que alguém falou com ela seriamente e não teve sucesso? Rezarei por ela".

Então liguei imediatamente para Zahava e li a resposta do Rebe. Por um momento ela permaneceu em silêncio e depois falou lentamente: "O Rebe está falando que eu estou mentindo?! Que ninguém falou com a Sara!?"

Eu não tinha realmente pensado sobre isso, mas percebi que ela tinha razão. Tentei explicar de outro modo, mas ela logo me cortou.

"O Rebe está sentado lá em Nova York, como ele pode saber se estou falando a verdade ou não?" Finalmente ela falou: "Rabino, quero que o senhor saiba que não existe nenhuma Zahava. Eu sou Sara. E ninguém, nunca falou comigo sobre não abortar. Eu não sei como o Rebe sabia, mas uma coisa é certa... acabei de obter a resposta que esperava, pessoalmente, do Rebe. Por favor diga a ele que eu terei a criança, e Hashem ajudará."

O Rebe parou tudo o que estava fazendo para salvar uma criança que ainda nem tinha nascido.

       
top