Buscando sustento

 

 

indice
 

Certa vez, havia um cohen que ficou tão pobre que não pôde mais sustentar sua esposa e filhos. Então, tentou ganhar a vida com diferentes negócios, mas não foi bem-sucedido. Sua família tornou-se miserável até que um dia acabou a comida na sua casa e as crianças ficaram famintas.

O inverno chegou. Fazia frio e chovia, mas a família não possuía nem sapatos nem roupas quentes. O cohen pensou consigo mesmo: "Viajarei para um outro país. Tenho ouvido que muitas pessoas ganham grandes somas de dinheiro em outros países. Quem sabe, talvez, eu também acharei minha fortuna, e então poderei retornar para casa com dinheiro suficiente para sustentar minha família por muito tempo. Ou até valerá a pena para mim permanecer fora do país e mandar buscar minha família!"

Pensou cuidadosamente no assunto e, finalmente, decidiu partir, e contou a decisão à sua mulher. "Você sabe, poderá levar um longo tempo até eu voltar para casa, alguns meses ou talvez mesmo alguns anos; pois nem sempre uma pessoa encontra logo uma boa fonte de renda."

"Você sabe que muitas pessoas vêm a mim mostrar várias doenças de pele porque eu sou um cohen e somente um cohen pode lhes dizer se contraíram tsara'at. Estou certo de que eles continuarão vindo porque sou um expert em reconhecer os sinais da doença. O que eles farão se vierem e não me encontrarem aqui? Eu lhe ensinarei os sinais, então você será capaz de lhes dizer se eles precisarão procurar um cohen para decidir se têm tsara'at ou não."

A esposa do cohen sentia-se muito aflita pela decisão do marido em deixar Erets Yisrael. Ela nunca havia se queixado sobre a sua vida difícil. Doía seu coração em saber que o seu marido deixaria a ela e aos seus filhos por um longo tempo, ou talvez até mesmo os tiraria da Terra que Hashem prometera a Seu povo.

Contudo, ela ainda fez o que o seu marido lhe havia pedido e começou a estudar os sinais de tsara'at.

Entre outras coisas, seu marido lhe disse: "Preste bem atenção agora. Hashem criou cada e todo cabelo do corpo com suas próprias fontes de nutrição. Cada cabelo assenta-se numa pequena cavidade sob a pele, e é de lá que extrai sua alimentação. Assim, jamais dois cabelos poderão ser nutridos de uma mesma fonte."

"Quando você vê um cabelo que secou e perdeu sua cor, significa que sua fonte de nutrição secou. Este é um dos sinais que a pessoa tem tsara'at."

"Eu desejaria que você ouvisse o que está dizendo!" - exclamou a esposa. "Hashem proveu uma fonte de nutrição para cada cabelo do corpo humano. E você - um homem com filhos para sustentar - você acha que D’us não proverá igualmente para sua subsistência? Por favor, não vá para fora do país! Creia em Hashem. Ele nos proverá com nosso alimento aqui em Erets Yisrael como em qualquer outro lugar!"

"Você está certa minha esposa" - disse o cohen. "Vou considerar suas palavras e confiar no meu Criador. Permanecerei em Erets Yisrael."

Hashem ajudou o cohen. Depois de pouco tempo, conseguiu ganhar seu sustento e o de sua família, uma vez mais, sem nenhum tormento.


Fontes: Midrash Tanchuma, Parashat Tasria; Vayicra Rabá, 15.
       
top