Mendigos no casamento

 

Por Yanki Tauber

indice
 

A pobreza de Rabi DovBer, o Maguid de Mezeritch, era lendária. As refeições, quando havia, eram um pedaço de pão; a "mobília" em sua choupana era um sortimento de pranchas de madeira e tocos de árvore. Certa vez seus discípulos indagaram:

"Rebe, por que precisa passar por condições tão abjetas, ao passo que outros, menos merecedores que o senhor, recebem as bênçãos de D'us neste mundo?"

Rabi DovBer respondeu com uma história:
"Um homem rico estava para casar a filha. O pai da noiva era um homem generoso e fazia muita caridade, e desejava partilhar sua alegria com os menos afortunados. Colocou então cartazes em todas as sinagogas e locais freqüentados pelos pobres, convidando cada mendigo para tomar parte no banquete do casamento.

"Chegou o grande dia. Centenas de mendigos tomaram seu lugar às mesas, onde estavam as melhores iguarias que o dinheiro podia comprar. Mas então a tragédia se abateu. A noiva caiu enferma de repente. Os melhores médicos foram chamados para atendê-la, mas foi tudo em vão. A moça faleceu, e o casamento se transformou em luto.

"Os mendigos estavam divididos em duas facções. Um grupo disse; ‘A comida está sobre a mesa. Quem sabe se, e quando, teremos outra oportunidade de encher o estômago? Certamente, nosso anfitrião não deseja que toda esta comida seja desperdiçada. Se ficarmos com fome, isso aliviará a sua tristeza?’

"O segundo grupo de mendigos, no entanto, não pretendia tocar a comida. ‘Como podemos comer e beber, quando aquele que nos ofereceu tudo isso está enlutado? Como podemos apreciar um banquete cujo objetivo se transformou em calamidade?’

"O mundo é um banquete de casamento" – concluiu Rabi DovBer – "criado para a união de D'us com Sua noiva, Israel. Mas então o casamento foi desfeito, o lar nupcial – o Templo Sagrado – destruído. Sim, o banquete está lá para ser servido, mas sua alma está devastada, pois o patrocinador está de luto.

"Existem aqueles que conseguem aproveitar a festa. Eu, no entanto, pertenço ao segundo grupo de mendigos. Não consigo partilhar os despojos deste casamento fracassado…"

       
top