A corda bamba

indice

  Narrado por Rabino Tuvia Bolton, da Yeshivá Ohr Tmimim, Kfar Chabad, Israel.  
     

Rabino Mendel Futerfass passou diversos anos de sua vida num campo soviético de trabalhos forçados. Mais tarde, relatou que uma das maneiras com as quais mantinha sua sanidade era ocupar a mente com freqüência na prática chassídica, criada pelo Rabi Yisrael Báal Shem Tov, que afirma: "De tudo que a pessoa vê ou escuta, deveria extrair uma lição para seu serviço a D'us." Algumas profundas percepções vêm de certos professores bastante improváveis. Por exemplo, um dos prisioneiros anunciava ser um acrobata da corda bamba.

Reb Mendel não acreditava nele, porque não conseguia imaginar que uma pessoa pudesse desperdiçar seu tempo caminhando sobre uma corda e arriscar-se a cair de cabeça, quando poderia simplesmente andar sobre o chão como todos fazem. Mas quando o perverso Stalin morreu, e o governo aliviou um pouco a pressão sobre os campos, alguns dos internos decidiram celebrar, e o acrobata da corda bamba viu uma chance de provar que dizia a verdade.

Encontrou uma longa corda grossa em algum lugar do campo, amarrou-a na lateral de um edifício com uns três metros de altura, esticou-a até outro prédio a uns quinze metros de distância e prendeu-a à mesma altura. Por longo tempo, ficou sobre uma escada, puxando, testando e apertando, até que finalmente tudo ficou pronto.

Embaixo, uma multidão reuniu-se. O homem tirou os sapatos e cautelosamente, mas sem cerimônia, subiu pela escada até chegar à corda.

Reb Mendel foi um dos primeiros a se interessar, e explicou o que aconteceu:

"Primeiro ele escalou até a corda, deu alguns passos, perdeu o equilíbrio e caiu. Porém sabia cair, como um gato. Esperou alguns segundos e subiu outra vez, e novamente caiu. Mas finalmente começou a caminhar, e então dançou sobre um pé, depois sobre o outro, no ritmo das palmas dos espectadores.

"Chegou então ao fim, fez o retorno, dançou de volta até o ponto de partida, e por fim desceu pela escada em meio aos aplausos e gritos da turba.

"Depois de apertar a mão de todos, veio até mim e disse com um sorriso satisfeito nos lábios: 'Bem, Rabi, o que acha agora?'

"Disse-lhe que estava impressionado, mas não podia deixar de perguntar-me como ele fizera aquilo. Como podia caminhar sobre corda tão esticada sem cair? Depois de muita insistência, ele finalmente revelou seu segredo. 'Fixo meu olhar para onde estou indo,' disse ele, 'e jamais penso na possibilidade de cair.'

"Esperou alguns segundos para que eu digerisse a resposta, e então disse: 'Sabe qual foi a parte mais difícil? Fazer o retorno! Quando você se vira, por um segundo perde o objetivo de vista. Demora muito tempo para aprender a fazer o retorno!'"

         
       
top