Terra do leite e do mel

 

 

indice
 

Quando o povo judeu cumprir todas as mitsvot da Torá, D’us concederá Sua generosa bênção para Sua terra. Nossos sábios nos contam várias histórias sobre este tema.

Um sábio, Rami ben Yechezkel certa vez visitou Bnei Brak. Estava andando por um campo, perto da cidade, quando notou três figueiras repletas de frutos doces e maduros. Estes caíram na terra, e estavam tão doces que o mel fluía deles. Neste exato momento, algumas cabras, que pastavam por perto vieram correndo, e comeram os figos que estavam no chão. Os úberes das cabras estavam tão cheios que o leite gotejou na terra, exatamente em cima do mel dos figos.
Rami ben Yechezkel ficou emocionado. "Veja" - gritou - "isto é exatamente o que Hashem nos prometeu - uma terra com abundância de leite e mel!"

Outra história se conta sobre Rabi Yehudá de
Sichnin:

"Por favor meu filho suba à água furtada e traga-me alguns figos secos do barril que está lá" - pediu Rabi Yehudá.

O filho imediatamente pegou a escada, subiu à água-furtada, para alcançar o barril. Para o seu espanto achou o barril cheio de mel viscoso.

"Pai!" – chamou o filho. "Está havendo um engano! O barril está cheio de mel e não de figos!"

Rabi Yehudá riu e disse ao filho:

"Chegue ao fundo do barril e você também achará figos!"

Assim o menino fez, mas o barril estava tão cheio do mel dos figos maduros que foi muito difícil achar a própria fruta!

Um terceiro incidente foi aquele que aconteceu a Rabi Yossi, na cidade de Tsipori:

"Existem azeitonas no nosso sótão, embaixo do telhado" — disse Rabi Yossi ao seu filho: "Suba e nos traga um prato repleto com elas."

O filho foi imediatamente, mas logo desceu chorando: "O sótão inteiro está inundado com óleo!"
As azeitonas se encontravam tão maduras que o óleo jorrou delas, enchendo o barril até o topo e inundando o assoalho. Assim tiveram que limpar o óleo para limpar as azeitonas.

Assim, Erets Yisrael foi abençoada naqueles dias. Nossos sábios costumavam dizer que no futuro, quando Mashiach chegar, a Terra de Israel será abençoada como antes e muito mais!


Fontes: Talmud Bavli, Ketuvot 111b;
Talmud Yerushalmi, Pe‘a 7:3; Sifri, Parashat Haazinu
       
top