Vivendo Em Erets Yisrael

 

 

indice
 

Em Netzivin, exatamente ao norte de Erets Yisrael, havia uma grande e notável yeshivá. Seu chefe era Rabi Yehudá ben Betheira, um eminente sábio, o qual viveu enquanto o Bet Hamicdash existiu. Alunos viajavam longas distâncias para estudar Torá com ele. Por este tempo, dois sábios, que eram muito conhecidos por sua devoção, viviam em Erets Yisrael: Rabi Elazar ben Shamua e Rabi Yochanan Cobler.

"Por que não vamos a Netzivin e estudamos com Rabi Yehudá ben Betheira?" - os dois tanaím perguntaram um ao outro. "Afinal de contas, é permitido deixar Erets Yisrael a fim de estudar Torá. Na verdade, havia grandes sábios em Erets Yisrael com quem poderíamos estudar, mas Rabi Yehudá viu nosso Bet Hamicdash e aprendeu com sábios que viviam neste Templo. É possível que aprendamos mais dele do que poderíamos assimilar aqui."

Os dois homens decidiram ir a Netzivin para estudar com Rabi Yehudá. Caminharam por muitos dias, passando através da parte mais elevada da Galiléia, atravessando a fronteira norte de Erets Yisrael e prosseguiram mais adiante até chegarem à cidade de Tsidon. Lá, pararam para descansar antes de continuar seu caminho.

Pensavam em Erets Yisrael e voltaram-se uma vez mais para vê-la novamente, pois não sabiam quando retornariam. Na distância puderam avistar o contorno das montanhas da Galiléia. Começaram a chorar; suas lágrimas jorravam por suas faces, na tristeza de terem deixado a Terra Santa.

Permaneceram calados e rasgaram suas vestes, exatamente como os pranteadores fazem quando da morte de um parente próximo.

"Está escrito na Torá," disseram, "Ouçam cuidadosamente para todas estas palavras que Lhes ordeno…‘ E os versos seguintes dizem:‘você as herdará e habitará em sua terra’".(Devarim 12:28-29)

"Daí aprendemos que morar em Erets Yisrael é tão importante como todas as outras mitsvot combinadas, pois D’us nos ordenou cumprir todas as Suas mitsvot, mas Ele particularmente nos ordenou herdar a terra e vivermos nela. E somente em Erets Yisrael alguém pode cumprir as mitsvot especiais as quais são dependentes da Terra! Até a Torá que se estuda em Erets Yisrael é superior à Torá estudada em qualquer outro lugar!"

Os dois sábios decidiram não seguir para Netzivin, e retornaram para estudar em Erets Yisrael.


Fonte: Sifri, Parshath Re'ay
       
top