O prodígio debaixo da cama

 

baseado nos ensinamentos do Rebe

indice
 

Rabi Hilel de Paritch (1795-1864) foi um dos muitos eruditos de sua época a se juntarem ao Movimento Chassídico de Chabad. Durante muitos anos, ele foi um devotado discípulo do segundo e terceiro Rebes de Chabad, Rabi DovBer e Rabi Menachem Mendel de Lubavitch.

Quando jovem, Rabi Hilel ouviu falar do fundador do Chassidismo Chabad, Rabi Shneur Zalman de Liadi, e procurou conhecê-lo. Porém a oportunidade parecia sempre escapar ao jovem prodígio: assim que ele chegava a uma cidade onde sabia que Rabi Shneur Zalman estava, era informado que o Rebe acabara de partir. Finalmente, conseguiu localizar os alojamentos de Rabi Shneur Zalman antes da chegada deste. Para assegurar que não iria, mais uma vez, perder sua oportunidade, Rabi Hilel esgueirou-se no quarto reservado para Rabi Shneur Zalman e escondeu-se debaixo da cama, determinado a dessa vez, conhecer o grande Rebe.

Em antecipação ao seu encontro com Rabi Shneur Zalman, Rabi Hilel tinha "se armado" com algumas de suas realizações no estudo talmúdico. Naquela ocasião, o jovem erudito estava estudando o tratado Erachim, ou "Avaliações", a seção do Talmud que trata das leis sobre como elogiar o valor de alguém que se empenha em caridade. Rabi Hilel tinha uma questão erudita sobre o tema, que ele tinha diligentemente ensaiado para discutir com o Rebe.

Do seu esconderijo, Rabi Hilel escutou o Rebe entrar no quarto. Porém antes que pudesse fazer um movimento, ouviu Rabi Shneur Zalman exclamar: "Se um jovem tiver uma pergunta a respeito de ‘Avaliações’, ele deveria primeira avaliar a si mesmo."

O prodígio debaixo da cama desmaiou de imediato. Quando voltou a si, Rabi Shneur Zalman tinha partido…

O Rebe contou esta história, e então perguntou: Como podemos aplicar esta história à nossa vida?
O Tratado de "Avaliações" discute as leis apresentadas no capítulo 27 de Vayicrá: se uma pessoa promete doar para caridade, mas em vez de mencionar uma quantia diz: "Eu prometo dar o valor deste indivíduo", devemos seguir uma tabela de valor fixado pela Torá, na qual cada idade e gênero recebe um determinado "valor".

Mas por que empregar uma taxa fixa que agrupa tantos indivíduos diferentes? Um erudito renomado não deveria ser considerado mais valioso que um simples operário? A Torá declara que todos somos iguais perante D’us, "desde os cabeças, os líderes de suas tribos, os anciãos… até os lenhadores e aguadeiros." Mas uma pessoa consegue realmente enxergar seu próximo como seu igual quando é tão obviamente superior em talento e realizações?

Este é o significado da observação de Rabi Shneur Zalman a Rabi Hilel: Se você tem uma pergunta sobre "Avaliações", se acha difícil entender a avaliação da Torá do valor de um ser humano, você deveria olhar bem para si mesmo. Um exame honesto de seu próprio caráter e comportamento mostrará o quanto você pode aprender com cada pessoa, o quanto há para você imitar naqueles que são supostamente "inferiores" a você.

       
top