Preço da Bênção

 

por Yrachmiel Tilles

indice
 

Co-fundador de Ascent of Safed, e editor dos sites Ascent Quarterly e Ascent e KabbalaOnline

Um chassid que morava em Vitebsk permaneceu sem filhos durante muitos anos. Viajou diversas vezes a Liozna para implorar ao seu Rebe, Rabi Shneur Zalman (fundador do Chassidismo de Chabad) para despertar a misericórdia dos Céus com preces e bênçãos, mas estranhamente, o Rebe respondia todas as vezes que não estava em seu poder ajudá-lo.

Ele decidiu ir novamente em busca do auxílio do Rebe. Anexou ao seu pedido escrito para ter filhos uma contribuição para a caridade (chamada pidyon nefesh – "redenção da alma"). Mais uma vez o Rebe respondeu que não estava ao seu alcance ajudá-lo, mas fez uma surpreendente sugestão: aconselhou o chassid a procurar o mestre chassídico Rabi Shlomo de Karlin, dizendo que este poderia vir em seu auxílio.

Ora, todos sabem como os chassidim se sentem ao procurar ajuda de outros Rebes que não os seus. Mesmo assim, como fora seu próprio Rebe quem sugerira, a necessidade era grande e os anos estavam passando, lá foi nosso chassid para Karlin.

Lá chegando, conversou com alguns dos chassidim locais. Eles recomendaram que a melhor hora para ter acesso ao Rebe era quando ele saía para uma de suas viagens. No caminho, geralmente o Rebe distribuía conselhos e bênçãos àqueles que o acompanhavam. Portanto o chassid permaneceu vários dias em Karlin, até que finalmente o Rebe anunciou que estava para viajar, e que qualquer pessoa que precisasse dele seria bem vinda como acompanhante.

O chassid embarcou num dos coches da caravana, que logo se pôs a caminho.

Rabi Shlomo e sua comitiva passaram por diversas aldeias e vilas. A viagem continuava, mas o chassid não recebia qualquer encorajamento para apresentar-se ao Rebe de Karlin, ou qualquer indicação quanto ao propósito da viagem. Finalmente, depois que eles pararam numa determinada aldeia, o Rebe Karliner mandou chamar o chassid e disse-lhe que se entregasse ao Rebe uma grande quantia em dinheiro, ele então lhe concederia a bênção para ter filhos.

O chassid não era um homem rico. Além disso, a prolongada viagem tinha feito um rombo nas suas finanças. O que fazer? Terminou por decidir que simplesmente não podia atender à exigência do Karliner. Despediu-se respeitosamente do Rebe e voltou para casa, mas por dentro estava ressentido: como um tsadic podia pedir tanto dinheiro por uma bênção?

Depois de estar em casa por algum tempo, o chassid decidiu ir novamente a Liozna visitar seu próprio Rebe, Rabi Shneur Zalman. Ao chegar a vez de sua audiência privada, o Rebe perguntou-lhe se tinha ido até o Karliner, e nesse caso, que conselhos o tsadic tinha lhe dado?

O chassid respondeu que de fato, tinha ido até lá, e investido muito tempo e dinheiro numa longa viagem com ele, mas no fim o Karliner exigira uma grande quantia em dinheiro que ele não pudera entregar, e por falar nisso, que espécie de negócio é esse, para exigir tanto dinheiro por uma bênção?

Respondeu Rabi Shneur Zalman: "O motivo para você não ter filhos é que certa vez insultou gravemente um Sábio de Torá."

"Mas eu jamais insultei um Sábio de Torá em minha vida!" gritou o chassid.

"Sim, você insultou" – insistiu o Rebe – "o grande erudito e justo Rabi Yissachar Ber de Lubavitch, de abençoada memória."

"Mas eu jamais o considerei como alguém especial" – disse o chassid.

"É mesmo?" admirou-se o Rebe. "Pois fique sabendo que Eliyáhu, o Profeta, se revelava a ele todo dia!"

"Está escrito no Talmud" – continuou o Rebe – "que a penalidade por insultar um Sábio de Torá é um litra (cerca de meio quilo) de ouro (Talmud Jerusalém, Bava Kama, 8:6). Mas como Rabi Yissachar não está mais neste mundo, não será possível a você desculpar-se com ele e fazer retificações. Existem determinadas autoridades rabínicas, porém, que decretaram que mesmo postumamente, pagar a litra de ouro ajuda a aliviar o castigo. O Rebe Karliner levou você com ele a todos os locais aonde aquelas autoridades rabínicas estão enterradas, para conseguir apoio a você. A grande quantia em dinheiro que ele exigiu de você é exatamente igual a uma litra de ouro.
Infelizmente, você deixou passar a oportunidade.

"Quanto a mim, não estou apto a ajudar nesse assunto" – explicou o Rebe – "porque Rabi Yissachar era meu professor, e um aluno não pode desrespeitar a honra de seu mestre."


Notas biográficas:

Rabi Shneur Zalman de Liadi (1745-1812), um dos principais discípulos do Maguid de Mezeritch, é o fundador do Movimento Chassídico Chabad. É autor do Tanya, bem como muitas outras obras importantes sobre a Lei Judaica e ensinamentos místicos.
Rabi Shlomo de Karlin (1738-1792) foi também discípulo do Maguid, bem como de Reb Aharon, o Notável de Karlin, a quem ele sucedeu em 1772. Muitos dos líderes chassídicos da geração seguinte na região da Lituânia foram seus alunos. Seu filho, Rabi Asher, foi o primeiro Rebe de Stolin.
       
top