A missão e o Tsadic

 

 

indice
 

Enquanto eu caminhava, lembrei-me de uma linda história. É sobre um tsadic, um homem justo, que estava sentado com seus discípulos quando passou uma criança com Síndrome de Down. À medida que o menino passava, o tsadic levantou-se e cumprimentou-o com "Baruch Habá!". Seus alunos não entenderam, pois esta era uma saudação geralmente reservada para outros tsadikim.

Um estudante finalmente armou-se de coragem para perguntar ao tsadic por que ele dirigira à criança um cumprimento tão honroso. O tsadic explicou que somos todos trazidos a este mundo porque temos uma missão para completar.

Muitos de nós precisam voltar várias vezes a este mundo até cumprirmos nossos deveres através do estudo de Torá e mitsvot. No entanto, as almas dos tsadikim, dos puramente íntegros, vêm a este mundo sem benefícios para si mesmos, somente em prol dos outros. Eles já completaram sua missão no mundo. Uma criança deficiente é uma alma dessas. Devido a sua deficiência, é limitada em sua capacidade de estudar Torá e cumprir mitsvot; portanto deve ser porque já retificou-se completamente. O único motivo para ele estar aqui é ajudar os outros a atingirem seu propósito.

"Portanto, foi por este motivo que levantei-me para cumprimentar o garoto" – explicou o tsadic.
"Ele era uma tsadic completo que está neste mundo somente para ajudar aqueles ao seu redor."

       
top