Simbiose espiritual

 

 

indice
 

O Báal Shem Tov costumava se ater à prece de Shemonê Esrê durante horas. Outros participantes do Beit Midrash achavam difícil esperar que ele terminasse suas meditações inspiradas; assim, costumavam ir para casa descansar e, na volta, asseguravam-se de estar no mesmo lugar que antes. Mas os chassidim de es-tatura – seus discípulos mais próximos que constituíam a conhecida "academia dos seletos" – esperavam em deferência a seu Rebe.

Certa vez, porém,sentiram-se tão enfraquecidos que acharam necessário ir para casa comer algo.
Estavam certos de poder voltar na hora certa – daí ficarem surpresos quando, ao voltar, descobriram que o tsadic já havia concluído suas meditações. Alguns dos chassidim mais velhos tomaram a liberdade de pedir-lhe para explicar porque aquele dia fora diferente e ele respondeu:

"Vou lhes contar uma parábola. Alguns homens estavam perto de uma árvore alta e um deles, cuja visão era particularmente acurada, viu um pássaro exótico no topo da árvore. Apesar de querer muito chegar perto da ave e pegá-la, não tinha escada. O que fez? Colocou alguns amigos sobre os ombros dos outros, com ele sobre todos, alcançou e pegou o pássaro. Embora o tivessem ajudado a pegar a ave, os homens sob ele não sabiam que a ave era tão bela – mas, sem eles, ele não teria conseguido alcançá-la. De fato, se um homem que estava embaixo tivesse decidido se afastar, todos teriam caído e o homem com a visão acurada não apenas falharia em sua aspiração como também cairia e quebraria o pescoço.

"Assim, quando recito Shemonê Esrê, tudo o que está oculto me é revelado e meu desejo ardente é subir ao nível que o Zôhar chama ‘o palácio do ninho do pássaro’ – o palácio do Mundo Acima, a morada de Mashiach. Mas não posso aspirar altura tão suprema se não me erguer sobre seus ombros, meus discípulos. A proeza só é realizada graças a vocês, quando estão comigo em meu beit midrash, mesmo que não o percebam. Hoje, quando vocês saíram, eu caí; não tendo nada além de Shemonê Esrê, terminei."

À luz desta explicação, certa vez um chassid comentou que é possível compreender o versículo "Moshê lhes disse: ‘Fiquem quietos e ouvirei o que D’us ordenar com relação a vocês’." Pois este versículo pode ser tomado também como sugestão do que Moshê pede a seus discípulos: "Fiquem aqui próximos de mim e, por seus méritos, serei capaz de ouvir o que D’us ordenar."

       
top