O Litígio

 

Narrado pelos Mestres Chassídicos – Compilado por Yanki tauber

indice
 

Numa sexta-feira à tarde, um homem bateu à porta de Rabi Yitschac Eizik, rabino de Vitebsk. "Rabi, tenho um din Torá (uma caso em litígio)", disse ele. "Solicito que escute meu caso e decrete sobre ele."

"A verdade" – disse o rabino – "é que agora estou bastante ocupado com os preparativos para o Shabat. Talvez você e seu litigante possam vir depois do Shabat, e então ouvirei a ambos."
"Sou um melamed (professor)", disse o homem – "que ensina crianças de manhã à noite. Somente tenho livres as tardes das sextas-feiras."

"Muito bem" – disse Rabi Yitschac Eizik – "então ouvirei agora o seu caso. Mas devemos chamar o seu litigante. É proibido para mim escutar seus argumentos sem que ele esteja presente."
"Ele está presente" – disse o homem. "Meu din Torá é com D’us."

"Tudo bem" – disse Rabi Yitschac Eizik, após uma longa pausa. "Venha ao beit-din e ouvirei seu caso."

Respondeu o melamed: "D’us abençoou-me com uma filha, que agora chegou à idade de casar-se. Mas não tenho um copeque no bolso – nenhum dinheiro para roupas, despesas do casamento, muito menos para o dote. Minha alegação é que D’us está legalmente obrigado a prover o casamento de minha filha."

"Em que baseia sua alegação?" perguntou Rabi Yitschac Eizik.

"A Torá declara que ‘Uma pessoa tem três parceiros: pai, mãe e D’us. Dois dos parceiros são pobres, mas o terceiro é, segundo Suas próprias afirmações, bastante rico: Ele não declara: ‘Minha é a prata, Meu é o ouro’? Portanto, é obrigação do parceiro rico assumir as despesas de nosso empreendimento conjunto."

O rabino recolheu-se ao seu estúdio para consultar suas fontes relevantes e ponderar sobre o caso. Depois de algum tempo ele surgiu com o veredicto: "O melamed está no seu direito" – declarou ele. "O Todo Poderoso está obrigado, pela Lei da Torá, a prover o casamento desta jovem."

Quando o melamed se aproximou de sua casa, avistou um luxuoso coche se afastando de sua cabana dilapidada. "Você não vai acreditar no que aconteceu" – disse sua mulher, assim que ele passou pela porta. "Um nobre esteve aqui com a esposa. A senhora colocou na cabeça que alguém lhe colocou olho gordo, e ela ouviu dizer que a mulher do melamed conhece um sistema para afastá-lo. Fiz o que ela pediu, e quando o nobre perguntou quanto ele deveria pagar-me, dei a quantia que precisamos para o dote e as despesas do casamento. Sem uma palavra, o homem colocou o dinheiro em cima da mesa e partiu."

       
top