O Cântico de Asaf

 

 

indice
 

Asaf, o maior dos cantores Levitas no Bet Hamicdash, teve uma visão:

O Templo Sagrado ardia em chamas. Os inimigos dos judeus haviam invadido o santo lugar e o tinham incendiado. Os judeus estavam desesperados.

Asaf prorrompeu em cântico" Ó D’us, gente estranha invadiu o Teu Santuário!"

"Quem está cantando num momento tão terrível?" muita gente perguntou.

"Asaf está cantando!"

Atônitos, todos se voltaram para Asaf:

"Asaf! Nosso sagrado Santuário está ardendo e tu cantas?"

"Queridos irmãos, ouçam-me," respondeu Asaf. Vislumbrei uma visão maravilhosa. Um rei construiu um palácio maravilhoso e o deu a seu filho único. Os maiores artistas do país estavam atarefados, decorando o palácio. Os mais ricos tapetes e cortinados foram encomendados. Toda pessoa que olhasse o palácio ficava repleta de admiração pela sua incomparável beleza.

"Quando ficou pronto, o príncipe mudou-se para o palácio em companhia de seu professor. Tanto o rei como seu filho estavam muito felizes. O rei deu ao filho muitos servos para cuidarem de todas as suas necessidades. Após um breve período, quando o príncipe viu que tinha tudo o qu o seu coração desejava e que nada lhe faltava, começou a esquecer seu bondoso pai.

"Começou a se comportar mal e a causar transtornos e desgotos a seu pai. O rei ficou muito irado e imediatamente derrubou o castelo, arrancou as preciosas tapecarias e queimou tudo. O príncipe em grande desespero torceu as mãos e assim fizeram seus servos. O professor, no entanto, tomou a sua flauta e começou a tocar…

"Houve uma comoção. Os servos se voltaram para o professor e disseram: ‘O rei destruiu o palácio de seu filho e tu estás tocando?!’

"O sábio mestre respondeu: ‘Quando vejo que o rei descarregou sua ira sobre madeira e pedra, sobre o precioso conteúdo do palácio, mas poupou seu filho, sinto-me impelido a tocar um cântico de louvor ao bom e misericordioso rei.’

"Caros irmãos," continuou Asaf, "pecamos, mas Nosso Pai Celestial descarregou sua ira sobre as pedras e madeira do Bet Hamicdash. Destruiu Seu belo e sagrado palácio, mas não destruiu sua única nação. Devemos ser gratos por sua grande misericórdia no exato momento em que somos punidos por Ele. Agora compreendem porque eu canto ao Senhor? Retornemos ao nosso Pai Celestial de todo o coração e Ele certamente nos devolverá nossa terra e reconstruirá nosso Templo Sagrado."

       
top