O velho na ilha

indice

         
     

Por muitos anos, Rabi Ze'ev Kitses, um dos discípulos mais velhos de Rabi Yisrael Báal Shem Tov, ansiava viajar à Terra Santa. Finalmente, chegou a oportunidade há tanto aguardada, e Rabi Ze'ev apresentou-se para receber a bênção de seu Rebe para uma viagem segura.

"Lembre-se, Reb Ze'ev" - foram as palavras de despedida do Báal Shem Tov - "a pessoa deve saber como responder a uma pergunta de forma adequada. Pondere cuidadosamente suas palavras antes de falar." Rabi Ze'ev não tinha a menor idéia do que o Rebe queria dizer com estas palavras, mas guardou-as no coração, na certeza de que sua importância lhe seria revelada antes de passar-se muito tempo.

Chegou ao mar sem nenhum incidente, e embarcou no navio que o levaria à Terra Santa. Porém, em um dos portos de escala no caminho, ocorreu um engano. O navio parou para receber suprimentos, e os passageiros desembarcaram para passar algumas horas em terra firme. Rabi Ze'ev, que estava profundamente imerso em seus pensamentos, não escutou o aviso para reembarcar no navio, e foi deixado para trás. Com angústia crescente, Rabi Ze'ev vagava sem rumo pela localidade estranha. Não tinha idéia de onde se encontrava - parecia ser algum tipo de ilha - ou quanto tempo teria de esperar por outro navio.

"Senhor! Por que está tão cabisbaixo?" ouviu uma voz gentil perguntar, e, levantando os olhos, viu-se contemplando uma santa face com traços luminosos e uma barba branca como a neve. Sua alegria e alívio não tinham limites. Sim, havia uma comunidade judaica na ilha, completamente equipada, com sinagoga e micvê (piscina para imersão ritual); haveria outro navio dentro de poucos dias, e enquanto isso, o ancião ficaria profundamente honrado em tê-lo como hóspede - nada menos que um discípulo do Báal Shem Tov! - para o Shabat.

O anfitrião de Rabi Ze'ev revelou-se um verdadeiro erudito de Torá, e os dois passaram o Shabat em estudo e prece; Rabi Ze'ev sentiu-se como se estivesse de volta à mesa de seu Rebe em Mezhibush. No domingo pela manhã, Rabi Ze'ev, acompanhado por seu atencioso anfitrião, retornou ao porto para embarcar em um navio que havia parado na ilha.

Ao partir, o ancião perguntou: "Diga-me, Reb Ze'ev, como é a vida dos judeus em seu país? Como estão se havendo em nosso exílio?"

"Graças a D'us, tudo vai bem" - respondeu Rabi Ze'ev, correndo para subir a plataforma de embarque. "O Todo Poderoso não abandona Seu povo."

O navio já estava bem distante do porto quando Rabi Ze'ev de repente lembrou-se aquilo que o Báal Shem Tov lhe dissera na véspera de sua partida. "Que desafortunado sou!" exclamou. "O que fiz?" O Rebe não me advertiu a considerar cuidadosamente minhas palavras antes de responder? Por que não disse a verdade? Por que não falei ao homem sobre a pobreza e as perseguições, da nossa luta diária para perseverar em face daqueles que buscam destruir nosso corpo e nossa alma?"

Rabi Ze'ev ficou tão devastado por sua falha em cumprir as instruções do Báal Shem Tov - pois agora não tinha mais dúvida que fora seu encontro com o ancião na ilha que o Báal Shem Tov tinha em mente - que no próximo porto deixou o navio e viajou de volta para Mezhibush para contar-lhe o acontecido.

"Reb Ze'ev" - disse o Báal Shem Tov tristemente - "todos os dias, nosso Patriarca Avraham confronta o Todo Poderoso: 'Mestre do Universo!' diz ele - 'O que será de meus filhos? Por que ainda estão sofrendo no exílio?' e o Todo Poderoso responde: 'Não Me esqueci deles.' Mas Avraham não é aplacado. Portanto, D'us lhe diz: 'Por que não pergunta por si mesmo? Olhe, ali vai Reb Ze'ev Kitses, um judeu honesto e íntegro, a caminho da Terra Santa. Por que não pergunta a ele?'"

         
       
top