Uma oportunidade única

 

 

indice
 

Reb Moshe ganhava a vida como estalajadeiro em uma aldeia. Certo dia, o proprietário da região procurou-o com uma proposta. "Moshe, estou me mudando para uma província distante. Preciso vender todas as minhas propriedades aqui. Já o conheço há muitos anos e sei que é honesto. Estou disposto a vender toda a minha propriedade a você, apenas pela décima parte de seu real valor, se você me pagar em dinheiro dentro de poucos dias."
Moshe ficou encantado por esta oportunidade única na vida. Não tinha, porém, a quantidade de dinheiro que o proprietário tinha sugerido. A esposa de Moshê ofereceu a seguinte solução: "Se vendermos tudo que possuímos de valor, nossa prataria e minhas jóias, até a casa, poderemos juntar o dinheiro. Se faltar alguma coisa, poderemos pedir aos amigos e parentes. Assim poderemos aproveitar esta oportunidade que D’us nos oferece."

Moshe seguiu o conselho da esposa e foi à casa do proprietário com o dinheiro. Durante a caminhada, ouviu um grito de gelar o sangue. Correu naquela direção e encontrou-se na entrada de uma casinha. Entrou e viu um homem que jazia morto no chão, cercado por uma mulher e sete crianças esfarrapadas. Moshe avaliou a situação e deu à viúva a bolsa com todo o dinheiro.
A princípio a desolada mulher recusou-se a aceitar. Mas depois de alguma insistência, Moshe conseguiu convencê-la a pegar o dinheiro.

Este incidente causou um enorme tumulto no céu. Este judeu tinha dado todas as posses que tinha na terra, e a oportunidade de tornar-se um homem muito rico, em benefício do cumprimento de uma mitsvá (mandamento)! A Corte Celestial estava decidindo que espécie de recompensa conceder a esta pessoa quando o Adversário reclamou: "Antes que qualquer um de seus justos receba presentes do Céu, eles são testados. Proponho que eu tenha permissão de descer ao mundo para testar este homem, para ver se ele realmente merece tamanha recompensa."

Eliahu Hanavi, logo interveio. "deixe-me administrar o teste. Até um tsadic teria dificuldade em passar por um teste proposto por este sujeito aqui!"

Moshe não tinha voltado para casa após dar a bolsa de dinheiro à viuva e aos órfãos. Decidiu perambular de aldeia em aldeia, tentando cavar algum sustento e encontrar um novo local para se instalar. Naquela primeira noite, embora faminto e exausto, a felicidade de Moshe por ter cumprido uma mitsvá tão grande não diminuiu. Ao cair da noite, encontrou uma pequena sinagoga e sentou-se para começar o estudo de Torá. Naquela hora, o Profeta Eliahu, disfarçado de rico homem de negócios, desceu a este mundo.

O empresário perguntou a Moshe o que o levara àquela cidade, e Moshe começou a contar sua história. O homem ficou muito comovido. Disse a Moshe: "Graças a D’us, fui abençoado com uma empresa bem sucedida. Tenho mais dinheiro do que poderia usar em toda minha vida. Gostaria de oferecer-lhe dinheiro suficiente para sustentar sua família pelo resto da vida, em troca do mérito da grande mitsvá que você cumpriu hoje."

Moshe estava exausto. Seu estômago vazio roncava. A oferta era tentadora. Mas respondeu: "D’us me concendeu a rara oportunidade de fazer esta enorme mitsvá com grande auto-sacrifício. Não entregarei minha mitsvá por todo o dinheiro deste mundo."

O homem insistiu. "Sua mitsvá de fato foi tremenda. Portanto, estou disposto a manter minha oferta, apenas pela metade do mérito de sua mitsvá."

Moshe recusou novamente. E mais uma vez, o empresário fez uma contraproposta. Porém Moshe não se separaria nem mesmo da centésima parte da mitsvá em troca de dinheiro suficiente para sustentar a ele e sua esposa pelo resto da vida.

O homem de negócios identificou-se. "Sou o Profeta Eliahu. Você é realmente abençoado. Não apenas cumpriu uma grande mitsvá hoje, como enfrentou a tentação de vender até uma pequena parte dela. Você pode escolher uma de três recompensas. Sua mulher e você viverão vidas longas e saudáveis, ou terão grandes riquezas, ou então serão abençoados com um filho que crescerá para ser um grande tsadic e líder."

Sem um momento de hesitação, Moshe respondeu: "Meu desejo é ter um filho que se torne um justo. O que são riquezas e vida longa, comparadas à bênção de um filho assim?"

"Seu filho" – respondeu Eliahu – "será tão notável que sua santidade iluminará o mundo inteiro. Porém, se esta é a recompensa que escolheu, saiba que você e sua esposa devem aceitar o fato de serem sempre andarilhos."

Moshe voltou rapidamente para casa para consultar a esposa. Ela, também, concordou que eles deveriam ser abençoados com um filho assim do que com riquezas ou vida longa. De boa vontade teriam uma vida de andarilhos pelo mérito de trazer um filho assim ao mundo.

Em um ano, nasceu um filho ao casal. Ele cresceu para ser o erudito e santo Rebe Menachem Mendel de Rimanov.

       
top