A visita de um bachur da Yeshivá

   
indice
 

Tenho um amigo, Ariel, estudante da Yeshivá Lubavitch que me inclui em suas visitas semanais. Ele tem assegurado, entre suas muitas outras mitsvot, de que eu não esqueça de colocar tefilin ao menos uma vez por semana.

Certa sexta-feira à tarde, tive um vislumbre do significado de bashert (predestinado) durante uma de suas visitas semanais. Ele tinha chegado ao meu escritório próximo do Shabat, e imediatamente começou a colocar o tefilin e me ajudar a recitar as preces. Estava ficando tarde e Ariel preferiu, em vez de se arriscar a tomar um táxi, passar o Shabat numa sinagoga local deixando sua mochila comigo.

Eu disse a Ariel quando ele estava saindo: "Creio que há algum significado no fato de você ter chegado tarde hoje. Talvez fosse para nos lembrar que devemos nos guiar por regras, e que devemos obedecer os prazos da vida.

Fora do mundo de Torá, nós judeus seculares nos esquecemos disso. Não podemos celebrar o Shabat na hora que desejamos, ou quando nos é conveniente; temos de observar o Shabat quando o relógio nos informa que é Shabat.

Ariel sorriu, beijou a mezuzá em minha porta, desejou-me um Shabat Shalom e apressou-se a sair.

Momentos depois, percebi que não acendera minha chanukiá por alguns dias. Se Ariel não tivesse se atrasado naquele dia eu teria esquecido o último dia de Chanucá! Procurei velas mas não pude encontrar nenhuma. Percebi que Ariel tinha deixado sua mochila comigo para o Shabat – certamente ali haveria velas e ele não se importaria se eu as usasse. Acendi a menorá e ela preencheu a noite com sua luz sagrada, reconfortante.

Nada na vida é coincidência, e é preciso abrir bem nossos olhos para enxergar a Divina Providência ao nosso redor, em todos os momentos (até o fato de você estar vivo e respirando neste momento, lendo minha história!).

Bem, foi então que percebi: às vezes o atraso de um amigo é previdente – a mitsvá de Ariel, deixando sua mochila comigo para preservar o mandamento do Shabat fora responsável por salvar Chanucá para mais um judeu.
Cada mitsvá traz consigo uma nova…

       
top