índice
  Guia de Sobrevivência – contrabalançando a crise
  Por Sara Yoheved Rigler
 

CRASH! A pequena aeronave em que você está acaba de bater no lado de uma montanha. Você está vivo e sem ferimentos, mas é o final da tarde de um dia gelado de dezembro.

Devotar a vida a se tornar mais bondoso, mais honesto e mais paciente é um investimento que durará por uma eternidade.Você não perde tempo com o “Jogo do Culpado”: culpando o piloto, a empresa que alugou o avião a você, ou o governo pelos regulamentos insuficientes na indústria da aviação.

Você não perde tempo jogando “Se Ao Menos…”.; se pelo menos eu tivesse usado outra empresa, ou tomado o trem…” Está escurecendo e ficando mais frio na montanha, e sua única preocupação é sobreviver.

A economia sofreu uma queda. Muitos perderam os empregos, o lar, o valor da carteira de ações ou planos de pensão. Não vale a pena jogar o “Jogo do Culpado” ou o “Se Ao Menos…”. A essa altura, você concentra sua energia numa maneira de sobreviver.

Não posso oferecer-lhe dicas financeiras, mas se você está procurando estratégias para a sobrevivência espiritual, aqui está meu plano com quatro pontos. Eles formam o acrônimo R.E.A.L. porque este plano é a Terapia da Realidade.

Redefina sua Ideia de Sucesso

Quando eu estava no último ano do Ensino Médio, fui eleito pela classe como o “Mais Provável de Ser Bem-Sucedido”. O fotógrafo do Livro do Ano preparou a foto colocando uma pilha de notas sobre o chão e me fez sentar ali perto, pegando o dinheiro. Esta era sua ideia de sucesso.

Por ironia, provavelmente ganhei menos dinheiro nos 42 anos desde que aquela foto foi tirada que qualquer outro colega de minha classe. Porém considero minha vida um sucesso porque meu objetivo na vida jamais foi ganhar dinheiro.

Se um judeu como Bernard Madoff pode desgraçar o povo judeu e retardar a Redenção pela sua desonestidade, tudo que seria preciso para apressar a Redenção seria um judeu como você agir com escrupulosa honestidade e integridade.Um sucesso é definido pela sua meta. Portanto, se o seu objetivo é a realização profissional e você perde o emprego, provavelmente vai se sentir fracassado. Se a sua meta é ficar rico e você perde metade do valor de suas ações, com certeza vai se achar um fracasso.

Não importa como os mercados financeiros estejam em queda, porém, você ainda pode ter sucesso se redefinir seu objetivo. A Estratégia de Sobrevivência Espiritual nš 1 define uma meta espiritual para a sua vida.

A meta espiritual do Judaísmo é aproximar-se de D’us tornando-se mais Divino. A proximidade no mundo físico é medida pela distância; a proximidade no mundo espiritual é medida pela semelhança. A maneira de se tornar “mais próximo de D’us” é tornar-se mais semelhante a D’us. Portanto, quando mais misericordioso, bom, honesto e clemente você for, mais próximo estará de D’us, e mais chegará perto de sua meta espiritual. Isso é sucesso.

Ter uma meta espiritual põe de volta o poder em suas mãos. Ninguém tem o poder de parar o caos econômico – nem o governo, nem os bancos, nem Wall Street. Porém se a sua meta é se tornar mais bondoso, e se você tem em mente um programa realista para melhorar no sentido de, digamos, telefonar para um parente idoso duas vezes por semana, então o seu sucesso está inteiramente em suas mãos.

Uma meta espiritual não deveria ser algo ao qual se voltar quando tudo o mais falhou. É o objetivo mais inteligente, mais eficaz para um ser humano ter. Se você dirigir o foco de sua vida para metas exteriores (riqueza, poder, prazer, fama, beleza, conforto, etc.), você está investindo em candelabros no Titanic. Tudo vai chegar ao fim e naufragar.

Você poderia dizer: “Tudo bem, eu sei que a vida termina após 80 ou 90 anos, mas enquanto estiver aqui, quero ser importante e me sentir bem.” Uma passagem de primeira classe no Titanic custava $4700 (equivalente a

$50.000 em números de hoje). Qualquer pessoa sensata alegaria que uma passagem de primeira classe no Titanic era um bom investimento, porque os camarotes e as áreas publicas eram tão luxuosas e a comida tão especial? O navio navegou somente 4 1⁄2 dias!

O seu tempo neste mundo comparado ao tempo de sua alma imortal representa meros 4 1⁄2 dias. Vale realmente a pena investir numa passagem de primeira classe pela vida neste mundo? Sua alma anseia por metas espirituais. Devotar a vida a se tornar mais bondoso, mais honesto e mais paciente é um investimento que durará por uma eternidade.

Crie um Relacionamento com D’us
O sucesso de qualquer relacionamento, seja com o cônjuge, amigos ou filhos, depende de comunicação. Você estabelece um relacionamento pessoal e íntimo com D’us comunicando-se com Ele.

Além da prece, a melhor maneira de aprofundar seu relacionamento pessoal com D’us é falar com Ele em sua própria linguagem, do seu coração, durante cinco minutos todo dia. Para isso é preciso estar sozinho, no seu quarto, no quintal ou no seu carro. (Não tente isso em público, mesmo que esteja usando fones de ouvido!).

Diga a D’us o que se passa em sua mente, o que o está preocupando sobre o futuro, o que o está incomodando sobre o passado. Mas lembre-se, D’us é muito mais que seu psicoterapeuta. Para este, você diria: “Estou ansioso porque posso perder meu emprego. Minha empresa já demitiu muitos funcionários. Tenho medo de ser o próximo. Não consigo dormir de preocupação.” Seu terapeuta receitará Prozac e o mandará para casa.

Para D’us você poderia dizer: “Estou ansioso, com medo de perder meu emprego. A empresa já demitiu muitos funcionários. Tenho medo de ser o próximo. Mas eu sei que Você controla todo o universo. Sei que devo meu emprego a Você, portanto por favor, conserve-o para mim. Porém se Você decidir que devo perder meu emprego, por favor, encontre-me outro. Ou talvez Você tenha ideias diferentes sobre como devo passar meu tempo a essa altura da vida. Sei que Você está dirigindo o mundo, e onde quer que Você me coloque, é aí que tenho de ficar. Por favor, dê-me fé para lembrar disso todos os dias.” Nada de perder o sono. Nada de Prozac.

A comunicação eficaz brota do amor. Não importa o que você perdeu com a crise, ainda pode respirar, caminhar, ver, ouvir, pensar e mover suas mãos? Todas essas faculdades são presentes de D’us, expressões do Seu amor por você. Sinta Seu amor palpável por você, e diga a Ele o quanto você O ama, ou quer amá-Lo. Com D’us, até mesmo desejar amá-Lo pode ser o suficiente.

Aumente a sua lista daquilo que lhe dá prazer
Se você não pode mais pagar férias em hotéis cinco estrelas ou comer fora com frequência, não se resigne a uma vida carente de prazer. O Judaísmo considera o prazer importante. É por isso que o Shabat não é apenas um dia de exaltação espiritual, mas também de prazer físico. Em vez de abrir mão do prazer, aumente sua lista daquilo que lhe traz prazer.

Tente fazer uma longa caminhada com seu cônjuge ou amigo diversas vezes por semana. Meu marido e eu tentamos caminhar quarenta minutos quatro vezes por semana. Esta prática tem três benefícios:

– É bom para o relacionamento (Não leve o celular!)
– É um bom exercício (Sem ter de pagar academia).
– É uma chance de entrar em contato com a natureza.

Faça o bem. Uma das melhores sensações que se pode ter é fazer o bem pelos outros. Isso significa pôr mãos à obra para ajudar, não sentar-se na frente do computador assinando petições online. Aqui estão algumas possibilidades:

– Torne-se um grande amigo;
– Seja voluntário num hospital, numa cozinha de sopa ou asilo de idosos;
– Faça uma limpeza no seu bairro;
– Ensine inglês ou Judaísmo para alguém;
– Telefone diariamente para uma pessoa solitária;
– Visite um vizinho que está doente, alguém que deu à luz, ou que recentemente perdeu um ente querido, e ofereça-se para ajudar.

Anseie pela Redenção
O Judaísmo introduziu ao mundo o conceito do tempo linear. Como enfatiza Thomas Cahill em Os Presente dos Judeus, antes que os judeus surgissem em cena, todos os povos antigos concebiam o tempo como circular. Os círculos rodavam sem direção interminavelmente. O conceito judaico do tempo linear está imbuído com direção e propósito. Assim como uma vida individual se move rumo a um propósito ou meta que tornam significativas todas as vicissitudes daquela vida, também a história humana tem uma meta. O objetivo da história é a Redenção, também conhecida como Era Messiânica. Como os Profetas descreveram com tanta eloquência, a Era Messiânica será um tempo de paz e consciência de D’us universal. “E eles transformarão suas espadas em arados e suas lanças em tesouras de podar.”

Estes pronunciamentos não são meramente para adornar paredes nas Nações Unidas. A crença na Era Messiânica como a meta da história é um dos Treze Princípios da Fé de Maimônides. O Talmud nos diz que uma das seis perguntas que nos serão feitas ao chegarmos no Mundo Vindouro será: “Você ansiou pela Redenção?”

O estado atual do mundo com o caos econômico, o terrorismo de Jihad, a ameaça de guerra nuclear por parte do Irã, e a corrupcão abundante no governo, com golpes de bilhões de dólares, além da exploração sexual por pessoas cada vez mais jovens, poderia facilmente nos levar ao desespero. Em vez disso, deve nos fazer ansiar pela Redenção e, mais importante, nos mobilizar para a ação.

O que você pode fazer para trazer a Redenção? O destino do povo judeu é ser “uma luz entre as nações”. Torne-se um modelo de moralidade, especialmente em seus assuntos de negócios. Se um judeu como Bernard Madoff pode desgraçar o povo judeu e retardar a Redenção pela sua desonestidade, tudo que seria preciso para apressar a Redenção seria um judeu como você agir com escrupulosa honestidade e integridade.

A Opção de Chanucá
A vitória dos judeus sobre os gregos, que Chanucá comemora, foi muito mais que uma vitória militar. Foi o triunfo da espiritualidade judaica sobre o materialismo grego. Os judeus implantaram uma visão mundial caracterizada por metas espirituais, um relacionamento com D’us, altruísmo, e um objetivo transcendente para a história individual e mundial. Os gregos defendiam uma visão que louvava o mundo físico: arte, ciência, esportes e filosofia.

Olhando para o mundo hoje, fica claro que ainda estamos lutando a batalha. Cabe a cada indivíduo decidir o que vai prevalecer em sua própria vida: uma orientação material ou espiritual?

       
top