índice
  Ataques na Nova Zelândia
   
 

Carta de Rabino Jonathan Sacks
Em agosto de 2004
Para a comunidade judaica da Nova Zelândia

O Rabino Chefe, Professor Dr. Jonathan Sacks, enviou a seguinte mensagem à comunidade judaica da Nova Zelândia:Fiquei entristecido e perturbado ao saber do ataque sobre os túmulos judaicos e o salão de preces no Cemitério Makara em Wellington. Isso se seguiu à igualmente horrível profanação de túmulos no cemitério da Bolton Street em Wellington, há duas semanas.
A comunidade judaica da Nova Zelândia tem uma história ilustre, e há muito contribui para o dinamismo econômico, político e cívico do país. Em especial, eu sei que a comunidade judaica de Wellington tem feito importantes contribuições para a administração e prosperidade do município, e dois de seus prefeitos eram judeus.


A coragem da fé é mais poderosa que a covardia do ódio.

Sempre que uma comunidade judaica enfrenta atos de vandalismo e violência desta espécie, e passamos por episódios semelhantes em Londres, sinto-me inspirado pela inevitável reação da comunidade judaica. A reação dominante não está enraizada em medo ou fúria, mas é alimentada pelo desafio e rededicação. Isso confirma que a coragem da fé é mais poderosa que a covardia do ódio.

Embora a comunidade judaica deva reagir com um desafio digno, é responsabilidade das autoridades dar atenção ao anti-semitismo e ao racismo na sociedade. Fiquei contente ao ver que seu Parlamento foi rápido em passar uma declaração condenando todas as formas de anti-semitismo e racismo. Nós precisamos continuar a exprimir a mensagem de que a comunidade judaica não deve ser deixada sozinha para enfrentar o anti-semitismo. A vítima não pode curar o crime. Não é aquele que é odiado, mas quem odeia, que precisa mudar.

Por favor, certifique-se de que na comunidade judaica do Reino Unido estamos cônscios da situação, e vocês estão em nossos pensamentos e preces nestes tempos difíceis.

       
  Estes princípios estão baseados nos textos sagrados da Torá, do Talmud e da Lei Judaica, com os comentários dos Rebes de Chabad em referência ao Holocausto.
       
top
   
\