índice
  Como Mudar Uma Nora  
 
Por Aron Moss
 

Pergunta:

Meu filho acaba de ficar noivo de uma maravilhosa moça judia, graças a D'us. Nós a amamos – ela é muito boa para ele. Mas há um problema: ela tem interesse zero em Judaísmo. Acha que é "tolice na maior parte", mas eu sei que isso se deve à ignorância. Frequento aulas na minha sinagoga e a convido para ir, mas ela nunca vai. Come sanduíches de hambúrguer e queijo! Como posso mostrar a ela, envolvê-la, sem ser do tipo revoltante "engula garganta abaixo"? Quero explicar a ela como é fácil manter-se casher, como é maravilhoso ter um lar judaico, como isso acrescenta à nossa vida e não a diminui etc. O que acha que posso dizer a ela para mudá-la?

Resposta:

Eis aqui a melhor coisa que você pode dizer a ela: nada. Não mencione o Judaísmo. Não conte a ela sobre o ótimo livro judaico que você está lendo. Não explique a ela como você trança a chalá. Não a convide para frequentar aulas com você, e não comente com ela depois aquilo que ela perdeu.

Apenas faça a sua parte. Seja um exemplo de mulher judia cuja vida é enriquecida pela Torá. Seja boa e simpática com ela, aceitando-a. Aceite-a como ela é exatamente agora. Isso vai falar mais alto do que qualquer palestra que você poderia dar.

Se um dia ela fizer a você uma pergunta sobre o Judaísmo, dê uma resposta sincera e significativa. Mas espere para que o interesse seja despertado dentro dela.

Com o tempo ela vai perceber por si mesma e à sua própria maneira o significado. Você precisa deixá-la trilhar o próprio caminho. Isso pode não vir naturalmente para você, mas será melhor no final. Se a empurrar na direção que deseja isso irá apenas afastá-la, tanto Judaísmo quanto de você.

Muitas pessoas procuram a religião quando testemunham um milagre declarado. Bem, você pode realizar um milagre agora mesmo. Quando ela ver a sua sogra apaixonada e comunicativa deixando ela ser quem ela é, tratando-a com todo respeito e carinho, ela perceberá que de fato deve existir um D'us.

 

 

 
top