Missão impossível?  
índice
 
 

A Torá descreve um episódio em que D’us pede a Moshê que conte os levitas entre o povo de Israel, realizando assim um senso.

O grande comentarista Rashi explica a frase presente na Torá, "Segundo a palavra de D'us", como uma indicação de que na verdade Moshê estava perguntando: "Como posso determinar o número de filhos em cada família? Devo entrar nas tendas das pessoas e invadir sua privacidade?" A isto, D'us respondeu: "Faça sua tarefa e Eu farei a Minha. Você deve ficar em frente à porta de cada tenda, e Eu lhe direi o número de crianças naquele lugar."

Poder-se-ia indagar: uma vez que a determinação do número de levitas dependia da Divina revelação, por que havia necessidade de Moshê fazer algo a respeito? Por que D'us simplesmente não lhe dizia quantos levitas existiam?

A resposta a esta pergunta é essencialmente a fórmula para os atos do ser humano neste mundo. Um D'us onipotente poderia fazer tudo, e não haveria necessidade de atos humanos para realizar coisa alguma. Por razões conhecidas apenas pela sabedoria Divina, o homem foi colocado na terra com uma missão que apenas ele pode cumprir, e é sua responsabilidade cumprir aquela missão. Se a realização desta tarefa parece estar além da capacidade do homem, isso não isenta o homem de fazer o máximo para atingir este objetivo.

O ser humano deve fazer tudo que puder, e tudo aquilo que estiver fora de seu alcance torna-se responsabilidade de D'us. Este princípio é declarado em Ética dos Pais (2:16): "Não cabe a você completar a obra, porém você não tem liberdade para desistir dela."

"Faça sua tarefa, e Eu farei a Minha."

Hoje nós, como Moshê naqueles tempos, não devemos nos abster de nenhuma mitsvá, mesmo que seu cumprimento pareça estar além de nossos meios. Somos obrigados a fazer aquilo que pudermos, e deixar o restante nas mãos de D'us.

 

 

 
     
top