índice
  Maridos que Traem
 

Por Sara Esther Crispe

 

Fico triste por saber que você se sente insegura e preocupada sobre o seu relacionamento. Para principiantes, esta é a primeira coisa que precisa mudar, pois ter dúvidas, temores e perguntas pode destruir o melhor dos relacionamentos.

Obviamente, não conheço você ou a sua situação, mas acho interessante que você mencione apenas motivos fora do seu casamento que a deixam preocupada. Pelo menos na sua carta, parece que não há nada que tenha acontecido no seu relacionamento que seja motivo de preocupação.

Se este de fato for o caso, você é um exemplo perfeito do motivo pelo qual devemos manter nossa vida pessoal no âmbito pessoal, e assegurar que a protegemos, não somente de outras pessoas mas também de outras influências.

Sobre as infidelidades que você menciona, não importa o quanto pensemos saber pela mídia, na verdade não sabemos o que se passa por trás das portas fechadas. Mas em geral, quando um homem trai, especialmente quando um homem numa posição de poder trai, isso indica um problema, ou ironicamente, insegurança de sua parte, que deve ser trabalhada. É por isso que tipicamente, quando surgem essas histórias, elas são seguidas por relatos do aconselhamento em que o marido então entra para lidar com seus “problemas”.

Mas sem analisar essas situações, vamos discutir a sua. No âmago de qualquer relacionamento saudável deve estar a capacidade de se comunicar e poder confiar. Se você tem qualquer motivo para duvidar do seu marido, deve falar com ele e compartilhar suas preocupações. Se ele tem qualquer comportamento que a tenha deixado preocupada, você deve comunicar isso a ele e discutir maneiras para mudar isto. No entanto, se este não é o caso, então é essencial que você confie nele.

Nossa vidas são construídas ao redor da confiança. Quando entramos no carro, confiamos que chegaremos em segurança ao nosso destino. Confiamos que quando comemos alguma coisa, não iremos engasgar; quando vamos dormir, que iremos acordar. Porém nossa confiança deve vir acompanhada de gratidão e consciência. É por isso que o Judaísmo nos ensina que devemos ter emuná (fé) e bitachon (confiança); e mesmo assim, junto com isso, temos bênçãos que recitamos pedindo por essa segurança e para agradecer quando tudo transcorre bem.

Devemos manter nossa vida pessoal no âmbito pessoal.

É por isso que, quando dirigimos, temos uma bênção para viagens seguras, e temos uma bênção para antes e depois de comer nossa comida; e quando despertamos, a primeira coisa que sai da nossa boca é agradecer ao Criador por devolver nossa alma.

Então, como isso se aplica ao seu casamento?

Você se casou com o homem que ama, com o compromisso de serem sinceros um com o outro. Você deve confiar que é assim. Simultaneamente, precisa assegurar que vocês estão se comunicando e partilhando o amor, suas preocupações e seus sentimentos um com o outro. É aqui que entra a gratidão. Da mesma maneira que temos confiança e ainda assim recitamos bênçãos antes e depois, aplique isto ao seu casamento. Reconheça as coisas maravilhosas que seu marido faz para você. Agradeça a ele por estar ali, por ajudar, e por fazê-la feliz – antes até que ele faça algo específico. Seja reconhecida a ele por seu trabalho e seu envolvimento nos vários aspectos de sua vida. Você descobrirá que quanto mais você der e partilhar, mais receberá em troca. E quanto mais receber do amor, afeição e reconhecimento dele, mais isso ajudará a fortalecer seu relacionamento e ajudará a dissipar seus temores.

Além disso, o Judaísmo ensina que o casamento tem três parceiros: marido, mulher e o Criador. Quando vocês dois estão conscientes de que há um terceiro parceiro que criou suas almas para ficarem juntas e que é uma parte do seu casamento, então você têm algo maior mantendo seu casamento firme. Um lindo conceito é que a palavra hebraica para homem é ish, e para mulher é ishá. Elas compartilham duas das mesmas letras, o alef e o shin, que formam aish, que significa “fogo”. As duas letras que são unicas para cada palavra são um yud e um hei, que formam um dos nomes de D'us.Isso mostra que homens e mulheres juntos, por sua vez, criam o fogo. O fogo deve começar como paixão, mas pode rapidamente ficar fora de controle e consumir, ou esfriar e se extinguir. Porém quando cada parceiro reconhece que há um terceiro parceiro em seu casamento, então o fogo pode existir e iluminar, aquecer e brilhar.

Tire uma lição dessas histórias sobre a importância de trabalhar diariamente em seu relacionamento.

Sim, existem casamentos que não dão certo, e nos quais tanto marido quanto mulher traem. Porém você não tem motivo para acreditar que o seu é um deles. Portanto, em vez de ler as notícias e se preocupar que talvez a mesma coisa acontecerá com você, tire uma lição dessas histórias sobre a importância de trabalhar diariamente em seu relacionamento para fortalecê-lo e dar a ele tudo que você tem. E junto com o trabalho duro, certifique-se de ter confiança e gratidão, para que seu fogo continue a arder fortemente.

Desejo a você tudo de bom em seu casamento!


Sara Esther Crispe é escritora, palestrante, mãe de quatro filhos e editora do TheJewishWoman.org.
 
top