créditos da foto: www.flickr.com  
  Que Tipo de Mãe/Filha Você É?  
índice
 
Por Julie Halpert e Deborah Carr
 

O vínculo entre mãe-filha é o mais próximo e o mais emocionalmente intenso de todos os relacionamentos. Porém à medida que as filhas crescem, a evolução natural de tornar-se uma mulher com pensamento independente cria uma corrente forçada contra aquela ligação unindo mãe e filha.

As mães começam como aquela que administra os primeiros cuidados e um modelo para suas filhas. Muitas esperam secretamente que suas filhas sejam exatamente como elas. Porém quando as filhas amadurecem, elas devem se tornar física, psicológica e financeiramente independentes. Em suas tentativas para conseguir suas próprias identidades únicas, as filhas muitas vezes escolhem caminhos propositadamente diversos daqueles de sua mãe.

As filhas adultas e as mães que estão envelhecendo podem se frustrar mutuamente porque têm dificuldades em reconhecer que a outra mudou no decorrer dos anos. Uma mulher adulta talvez ainda veja sua mãe como a disciplinadora inflexível que não a deixaria ir ao cinema à noite “porque eu disse que não.” E uma mãe pode ter dificuldade para aceitar que sua filha, a menina que nem sequer sabia fazer uma torrada, agora é uma chef num restaurante quatro estrelas. É ainda mais difícil para a mãe aceitar que enquanto ela fica mais velha e sua saúde declina, a filha pode estar preparando refeições para ela – em vez de vice-versa. As mães estão acostumadas a ensinar e proteger suas filhas, e talvez não aceitem facilmente que elas cresceram e agora são mulheres inteligentes e capazes, que não precisam mais da ajuda da mãe.

Os psicólogos desenvolveram dezenas de teorias para caracterizar o relacionamento entre mãe e filha, porém sabemos que não há dois relacionamentos exatamente iguais. Para as principiantes, apresentamos o teste a seguir, que proporciona alguma percepcão sobre aquilo que é bom e mau neste tipo de relacionamento. Esperamos que o teste a ajude a identificar os pontos fortes e os fracos em sua relação.

Questão 1


Filhas: Sua mãe convida você e sua família para um jantar em sua casa. Você:

A. Diz a ela que comprou ingressos para assistir a uma peça com sua família naquela noite, embora não seja verdade.
B. Concorda, mas leva uma caixa com macarrão e queijo para seus filhos, porque eles não gostam da comida da avó.
C. Suspira profundamente e aceita de má vontade.
D. Diz sim com alegria, sabendo que será recebida com uma refeição maravilhosa e conversa animada.

Mães:
Você convidou sua filha e a família dela para o jantar e passou a tarde preparando o prato que ela mais aprecia. Quando se sentam para comer, sua filha apresenta uma tigela de macarrão com queijo para as crianças. Você:

A. Diz a ela para levar aquilo embora imediatamente, insistindo que seus netos comam o que você preparou.
B. Decide ir a um restaurante da próxima vez, onde cada um pode pedir a comida que quiser.
C. Deixa sua filha servir o macarrão, mas então fica em silêncio a noite toda porque ela feriu seus sentimentos.
D. Pergunta gentilmente à sua filha por que ela sentiu necessidade de levar o macarrão e pergunta se seus netos poderiam também experimentar um pouco da sua comida.

Questão 2

Filhas: Sua mãe alugou um apartamento na praia durante um mês e convidou você e sua família para passarem uma semana com ela. Seus filhos irrompem na sala de estar, tiram os sapatos dando um chute para o alto, e começam a brincar de pega-pega. Sua mãe diz a eles para guardarem os sapatos no armário e para não gritarem para não perturbar os vizinhos. Você:

A. Diz à sua filha que você e sua família jamais tirarão férias com ela outra vez.
B. Diz baixinho às crianças que elas podem correr um pouquinho pela sala.
C. Diz aos seus filhos que devem obedecer às regras da vovó quando estão na casa dela e que se quiserem correr, podem fazer isso lá fora.
D. Explica à sua mãe que seus filhos ficaram sentados durante quatro horas no avião e pergunta se pode deixá-los relaxar um pouco.

Mães: Você convidou sua filha e a familia dela para passar uma semana com você num apartamento que alugou na praia. Assim que seus netos passam pela porta, dão um chute para tirar os sapatos e começam a correr e a gritar. Sua filha acha graça e diz que nada os disciplina. Você:

A. Diz à sua filha que jamais convidará a ela e sua família outra vez.
B. Diz aos seus netos que eles precisam guardar os sapatos e falar mais baixo.
C. Não diz nada, mesmo que o comportamento deles a incomode. Disciplinar seus netos é tarefa da sua filha.
D. Chama sua filha de lado e pergunta se podem conversar em particular sobre algumas “regras” para manter as crianças na linha durante a visita.

Questão 3

Filhas: Sua mãe chega de outra cidade para uma visita de uma semana. Assim que entra em sua casa, ela vê uma montanha de toalhas amassadas quase caindo da prateleira do seu armário minúsculo. Imediatamente, ela começa a reorganizar. Você:

A. Diz a ela para se sentar e parar de mexer nas suas coisas.
B. Deixa que ela arrume, mas reclama com seu marido sobre como sua mãe incomoda.
C. Não faz nada, pois não deseja magoá-la.
D. Concorda em deixá-la ajudar, desde que você possa fazer o trabalho junto e mostrar a ela onde quer que as coisas sejam colocadas.

Mães: Você está visitando sua filha por uma semana. Assim que entra na casa, vê louça suja na pia, e toalhas quase caindo da prateleira no armário. Você:

A. Diz à sua filha que a casa dela é uma bagunça e que ela deveria contratar uma faxineira se não tiver tempo de arrumar as coisas.
B. Começa imediatamente a limpar.
C. Ignora a bagunça, pois é a casa de sua filha e você não tem direito de fazer comentários sobre a maneira de ela cuidar das coisas.
D. Diz que entende como ela está sobrecarregada, e pergunta se ela gostaria que você ajudasse a limpar a casa ou ajudar a pagar uma faxineira.

Questão 4

Filhas: Quando sua mãe se oferece para cuidar das crianças, você:

A Diz a ela que você e seu marido não precisam de babá. Vocês passam todo o tempo livre com as crianças.
B Concorda, mas entrega a ela uma lista de regras que deve seguir, incluindo os alimentos apropriados e o ritual da hora de dormir.
C.Concorda, embora você tenha a babá de costume, paga, que você prefere usar.
D Aceita alegremente. Uma noite livre para sair e as crianças vão visitar sua querida Vovó; o que poderia ser melhor!

Mães: Quando sua filha pede que você cuide das crianças, você:

A. Diz “Não”. Você está muito ocupada e não tem tempo.
B. Concorda relutantemente, mas diz a ela que precisa ser na sua casa. Você tem uma geladeira mais estocada e sua casa á mais organizada.
C. Concorda, embora isso signifique abrir mão do seu bridge mensal.
D. Concorda alegremente, deliciada com a chance de passar algum tempo com os netos.

Questão 5

Filhas: Você está namorando o homem dos seus sonhos há meses, e finalmente o leva à casa da sua mãe para jantar. Sua mãe o submete a um interrogatório cerrado sobre por que ele é vegetariano, e fazendo-o sentir-se mal e correr para a porta assim que termina o jantar. Você:

A. Pede desculpas ao seu namorado, grita com sua mãe pelo comportamento ofensivo, e sai antes que a sobremesa seja servida.
B. Tenta levar o comportamento dela na brincadeira, dizendo ao namorado para não levá-la a sério.
C. Não diz nada, para não criar mais tensão.
D. Chama sua mãe de lado e diz a ela que você prefere que ela não interrogue seu namorado sobre suas preferências dietéticas.

Mães: Sua filha telefona para dizer que encontrou o homem dos sonhos e deseja trazê-lo para um jantar. Já na primeira meia hora ela conta que ele é vegetariano ferrenho, e que “carne é assassinato”, portanto você não deve servir o seu cozido de carnes. No jantar, ele interrompe sua filha quando ela declara as próprias opiniões políticas. Você:

A. Informa-o com firmeza que o deseja fora da vida de sua filha.
B. Passa para sua filha o telefone do filho solteiro de seu cardiologista.
C. Não diz nada, e espera que sua filha perceba que idiota ele é.
D. Fala com sua filha em particular, expressando gentilmente sua preocupação sobre o comportamento insensível do rapaz.

Questão 6


Filhas: Você foi nomeada sócia na firma de advogados onde trabalha. Está encantada e não pode esperar para dividir a noticia com sua mãe. A reação imediata dela é “Você passa tão pouco tempo em casa com as crianças do jeito que está. Acha realmente uma boa idéia aceitar esta proposta?” Você:

A. Diz que é impossível para ela entender o que é melhor para sua carreira, visto que ela jamais teve um emprego.
B. Resolve não prestar atenção ao que ela diz, e passa a sonhar com a nova sala onde vai trabalhar.
C. Concorda com o fato de que isso a vai afastar ainda mais da família.
D. Diz a ela que entende sua preocupação e sugere que pensem juntas numa maneira de adaptar sua família à nova situação.

Mães: Sua filha telefona, maravilhada com a boa notícia. Ela foi nomeada sócia da firma de advocacia onde trabalha. Você se preocupa com as longas horas de trabalho que isso envolve, pois ela mal vê os filhos e parece sempre cansada e irritável. Você:

A. Diz a ela para não aceitar; é uma atitude egoísta que magoará as crianças.
B. Congratula-se com ela, dizendo que você teria gostado de ter uma carreira como a dela, mas que alguém tem de ficar em casa e cuidar das crianças.
C. Diz a ela que está orgulhosa e não manifesta suas preocupações, embora sem saber como os filhos dela vão se ajustar às longas horas de trabalho da mãe.
D. Aplaude as boas novas e diz a ela o quanto se orgulha de suas conquistas. Então oferece ajuda para que ela se adapte ao novo horário de trabalho.

Questão 7

Filhas: Parabéns! Você ganhou um cruzeiro pelo Caribe para duas pessoas. A pegadinha? Você tem de levar a mãe como sua convidada. Você:

A. Diz “não, obrigada”. Nem mesmo a brisa tropical e as margaritas no convés poderiam levar você a passar uma semana inteira presa à sua mãe.
B. Concorda em ir, mas diz à sua mãe para ficar jogando cartas com os idosos enquanto você se bronzeia à beira da piscina.
C. Concorda em ir, embora não deseje isto. Será que é tão ruim assim?
D. Adora a idéia! Que boa chance de passar algum tempo com sua mãe, num local maravilhoso!

Mães: Parabéns! Você ganhou um cruzeiro de uma semana pelo Caribe para duas pessoas. A pegadinha? Você deve levar sua filha como convidada. Você:

A. Diz “Não, obrigada.” Nem sequer a brisa tropical e as margaritas no convés poderiam fazê-la passar um semana inteira amarrada à sua filha.
B. Concorda em ir, mas diz à sua filha que passe o tempo com os jovens na piscina, enquanto você joga cartas com seus contemporâneos.
C. Concorda em ir, embora não deseje isso. Será que pode ser tão ruim?
D. Acha uma idéia maravilhosa! Que esplêndida maneira de passar algum tempo com a sua filha, num local espetacular!

Que tipo de relacionamento “mãe-e-filha” vocês têm?

Vejam os resultados;


Filhas:

Se suas respostas foram na maioria As, você é a “Filha Briguenta.” Prefere fazer tratamento de canal do que passar a tarde com sua mãe. Vocês vivem se bicando, e você tende a responder mal para ela, interpretando seus conselhos como críticas. Seu desafio é desenvolver a paciência e não julgar toda palavra que sai da boca de sua mãe; ela pode surpreendê-la com sua valiosa percepção, se você lhe der uma chance.

Se você respondeu a maioria de Bs, você é a “Filha que Rejeita”. Você raramente insulta ou briga com sua mãe, porém suas ações são freqüentemente indelicadas. Você faz o que acha que é certo, sem dar importância ao que ela sente. Seu desafio é pensar sobre as conseqüências de suas ações, e perguntar a si mesma como se sentiria se seus filhos fizessem o contrário daquilo que você aconselhou.

Se você respondeu a maioria de Cs, você é a “Filha em Negação”. Embora as perguntas e conselhos de sua mãe a aborreçam algumas vezes, você teme conflitos, portanto segura sua língua quando está aborrecida. Se você continuar a varrer os problemas para debaixo do tapete, em vez de enfrentar sua mãe sobre sua maneira de sentir, terá um relacionamento marcado pela frustração e falta de sinceridade. Seu desafio é criar coragem para compartilhar aquilo que pensa com sua mãe.

Se respondeu mais Ds, parabéns, você é a “Filha Perfeita.” Isso é o melhor possível. Você é amorosa, aceita as opiniões da sua mãe mais como de uma amiga que de uma figura autoritária. Você aprecia sua mãe como ela é. Quando discorda das suas sugestões, fala com tato e mantém abertos os canais de comunicação. Sua meta é partilhar os segredos de seu sucesso com outras mulheres em sua vida.

Mães:

Maioria de respostas As: você é a “Mãe Maligna.” Às vezes você sente que é mãe de um alienígena, e não consegue entender por que sua filha se comporta dessa maneira. Em vez de apenas aceitá-la da maneira que é, você sente a necessidade de inundá-la com seus conselhos. Embora suas intenções possam ser boas, suas palavras terminam por magoar sua filha e fazê-la replicar. Seu desafio é cultivar a paciência e não condenar tudo que sua filha fala ou diz. Se você deixar, ela vai se surpreender com seu bom raciocínio e competência.

Se você respondeu mais Bs:
você é a “Mãe Intrometida”. Você raramente insulta ou briga com sua filha, mas suas ações falam mais alto que as palavras. Ao não dar atenção aos sentimentos e opiniões de sua filha, você passa a mensagem de que ela não é uma adulta competente. Embora você queira o melhor para ela e muitas vezes escolha cuidadosamente as palavras, suas ações podem magoar. Seu desafio é pensar sobre as conseqüências de suas ações, e pergunte-se como você se sentiria se sua própria mãe fizesse em silêncio coisas que minassem sua autoridade e credibilidade.

Se suas respostas na maioria foram Cs:
você é a “Mãe Calada”, temerosa de que tudo que disser será interpretado como sermão ou crítica pela sua filha. Você sente que não lhe cabe dizer a ela o que você pensa. Tem medo de expressar suas preocupações, portanto prefere ficar em silêncio. Seu desafio é desenvolver a coragem de ser franca e sincera com sua filha, porém de maneira a não ofendê-la.

Se respondeu mais Ds: Parabéns! Você é a “Mãe Modelo”. Divide suas preocupações com empatia, de maneira útil e não crítica. Você aprecia abertamente as boas qualidades de sua filha, e a trata mais como amiga que como a filha que você criou. Seu desafio é ajudar seus amigos e irmãs a conseguirem o tipo de relacionamento que você tem com sua filha.

     
     
top