A luz do Shabat | ||||||
A
Torá é um Guia de Vida que orienta o homem a como se conduzir
desde o momento em que acorda até a hora em que irá dormir.
É o plano Divino do mundo, antes mesmo de ele ter sido criado.
O Shabat foi feito
para que o homem não se julgar entre todas as criaturas a mais
importante, a essência do mundo ou o centro do Universo e esquecer
a quem deve sua própria existência. Este dia foi feito para
que o homem dedique seus pensamentos em assuntos mais profundos ligados
ao espírito.
O Shabat é
comparado a uma ilha no meio do oceano. Já pensou depois de uma
semana atribulada, atendendo mil telefonemas, respondendo e-mails, atendendo
compromissos e enfrentando horas perdidas preso no trânsito chegar
ao pôr-do-sol do último dia da semana (sexta-feira) e cair
direto em um oásis? Este é o mar turbulento da atualidade.
Não se tem tempo para nada, vira-se escravo do relógio e
da agenda. Quando chega o final do sexto dia, o homem tem a O homem de fato foi
criado no sexto dia para entrar imediatamente no sétimo; era uma
ponte entre os seis dias seculares e o sétimo sagrado, porque esta
aparente dicotomia é o propósito de sua existência.
A intenção de D’us e Sua obra se completam mutuamente:
uma expressa a missão do homem, a outra se refere às condições
de sua vivência. Guematria é o valor numérico atribuído a cada letra ou palavra. A Guematria da palavra Shabat é 702. Quando o Shabat é totalmente observado, há 39 tipos de trabalhos proibidos. Um Shabat permeado de tal observância nos dá 702 divididos por 39=18. Dezoito é a Guemátria de Chai, Vida. Portanto, observar as mitsvot do Shabat é como se estivéssemos observando a Torá inteira – o Guia de Vida.
Em um nível
mais profundo, as letras shin e beit podem ser lidas como Shav significando
"retornar" e a letra Tav, a última do alfabeto hebraico
é também a última da palavra "Emet", verdade.
Assim, o Shabat faz "retornar" o povo judeu, semana após
semana, à verdadeira conclusão: D’us criou o mundo.
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