índice
  O Dia em que a Internet Morreu (Socorro!)
 

Por Menachem Krinsky

 

O mais trágico, horrível, aparentemente o pior que jamais poderia acontecer, aconteceu. A Internet parou.
Parada total. Nem conexão lenta. Nada de servidores sobrecarregados precisando de uma breve pausa. Nada. Zero. É como se você tivesse acabado de mandar um foguete a Marte e agora tem conexão zero na galáxia ao seu redor. Tudo bem, só que não fomos passear em Marte. Foi apenas algum cortador de grama descuidado lá fora que conseguiu destruir a fiação.

E aqui estou eu, andando de lá para cá, embatucado. Sinto-me perdido.

Checar as notícias chegando do mundo inteiro? Não posso. Descobrir quem venceu o jogo na noite passada? Não posso. Conversar com os amigos para saber se fizeram algo legal nos últimos quarenta segundos? Não posso.

Passo o dia inteiro conectado ao cyberspace, usando mais como necessidade que como um luxo. Toda a comunicação da minha empresa confia na rede, sem ela simplesmente não posso trabalhar. Embora eu não precise realmente da Internet para produzir meu trabalho, não tê-la definitivamente desempenha um papel importante no plano psicológico. Tirei o dia para descansar, portanto amanhã terei o dobro de volume de trabalho. Vou conseguir sobreviver.

Fui ao parque, joguei bola com meu irmão, subi numa árvore, e pulei dentro da piscina no quintal. Tive um churrasco nesta noite de verão com a família inteira. Relaxei um pouco, e revivemos todos aqueles momentos que ficaram para trás. Não há para onde correr, não há ninguém para procurar. As últimas notícias da CNN terão de ser veiculadas sem mim. É triste mas é verdade. Este é o mundo em que vivemos hoje. Tudo está centralizado na Internet. Você nem mesmo percebe a que ponto confiamos nela todos os dias. Você se sente perdido sem ela.

Meu conselho? Corte seu próprio fio da Internet. Faça apenas como brincadeira. Faça isso para reviver o dia em que não sabíamos o que nossos amigos pelo país estavam comendo no almoço, quando falávamos com as pessoas pelo telefone. Para o dia em que ir ao parque com seu irmão jogar bola não era nada fora do normal. Faça isso para continuar vivendo normalmente.

Então fomos ao hotel no fim da quadra com nossos laptops para encontrar algum Wifi? Não vou mentir. Mas só ficamos até 9 da noite.

Então aqui estou eu. Quero enviar isso por e-mail como teste de leitura, mas não posso. Estou sem Internet.

 
top