Sobre o Holocausto  
índice
   
 

A fim de não criar mal-entendidos nem dúvidas sobre a postura do Movimento Chabad sobre o doloroso tema do Holocausto, queremos deixar claro que:

  • Todas as vítimas do Holocausto foram kedoshim - santos - e dessa maneira são mencionados todas as vezes que são relembrados por todas as congregações ortodoxas judaicas, sem exceção.
  • Sobre todas essas vítimas se agregam as palavras "Hashem yinkom damam" - "D'us vingue seu sangue".
  • Cada homem tem total e absoluta responsabilidade sobre seus atos, bons ou maus. Dizer que é D'us que obriga o ser humano a fazer o bem ou o mal nega a própria essência do judaísmo (Maimônides, Leis de Teshuvá). Tampouco se aceita no judaísmo tradicional o argumento de "cumprir ordens", "obediência devida", etc. Os nazistas e seus colaboradores são todos responsáveis pelo Holocausto.
  • Ao mencionar os nazistas e seus colaboradores, diz-se: "Yimach shemam vezichram" - "que seu nome e lembrança sejam apagados".
  • O Rebe de Lubavitch, Rabi Menachem Mendel Schneerson, líder mundial do judaísmo contemporâneo, manifestou claramente que é inconcebível explicar o Holocausto como um castigo Divino. Não existe maldade que possa justificar um sofrimento como do Holocausto.
  • Como há um D'us neste mundo, que não apenas é o Criador, como Aquele que fixa os destinos da existência, "que é misericordioso com todas Suas criaturas" e "cujos ditames são todos justos" - e levando-se em conta tudo o que foi dito - o papel de D'us durante o Holocausto vai muito além da capacidade de compreensão humana. Para o crente - consciente de que D'us é infinito e o homem limitado - não é de todo incoerente que o homem não possa entender os caminhos de D'us. Como disse o Profeta: "Pois Meus pensamentos não são vossos pensamentos, e vossos caminhos não são Meus caminhos."

A verdadeira e profunda fé em D'us não impede que se clame por causa do sofrimento e inclusive se "proteste" a D'us pelo ocorrido. E ainda que o homem sinta que não tem hoje uma resposta audível, sua fé no Sumo Criador e Mestre do Universo não será quebrada nem debilitada. Com esta fé alimentará sua convicção de que o mundo não é "uma selva" onde a maldade pode reinar impune. Com esta fé que o mundo terá um futuro melhor, que os desafios devem mobilizar, e não paralisar.

Seguirá lutando, assumindo a responsabilidade que D'us lhe conferiu de cumprir Suas ordens (mitsvot), transformar o mundo e vencer a maldade. Sabe o homem que ao final, a maldade será erradicada da face da Terra, e a paz e a fraternidade reinarão, como disseram os Profetas de Israel. Não há dúvidas que chegará o dia, em breve, depois da chegada de Mashiach, quando D'us nos explicará a História, o sofrimento humano, até alcançarmos o consolo total.

       
  Estes princípios estão baseados nos textos sagrados da Torá, do Talmud e da Lei Judaica, com os comentários dos Rebes de Chabad em referência ao Holocausto.
   
top