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A fim de não
criar mal-entendidos nem dúvidas sobre a postura do Movimento Chabad
sobre o doloroso tema do Holocausto, queremos deixar claro que:
- Todas as vítimas
do Holocausto foram kedoshim - santos - e dessa maneira são mencionados
todas as vezes que são relembrados por todas as congregações
ortodoxas judaicas, sem exceção.
- Sobre todas essas
vítimas se agregam as palavras "Hashem yinkom damam" - "D'us
vingue seu sangue".
- Cada homem tem
total e absoluta responsabilidade sobre seus atos, bons ou maus. Dizer
que é D'us que obriga o ser humano a fazer o bem ou o mal nega
a própria essência do judaísmo (Maimônides,
Leis de Teshuvá). Tampouco se aceita no judaísmo tradicional
o argumento de "cumprir ordens", "obediência devida", etc. Os
nazistas e seus colaboradores são todos responsáveis pelo
Holocausto.
- Ao mencionar os
nazistas e seus colaboradores, diz-se: "Yimach shemam vezichram" - "que
seu nome e lembrança sejam apagados".
- O Rebe de Lubavitch,
Rabi Menachem Mendel Schneerson, líder mundial do judaísmo
contemporâneo, manifestou claramente que é inconcebível
explicar o Holocausto como um castigo Divino. Não existe maldade
que possa justificar um sofrimento como do Holocausto.
- Como há
um D'us neste mundo, que não apenas é o Criador, como
Aquele que fixa os destinos da existência, "que é misericordioso
com todas Suas criaturas" e "cujos ditames são todos justos"
- e levando-se em conta tudo o que foi dito - o papel de D'us durante
o Holocausto vai muito além da capacidade de compreensão
humana. Para o crente - consciente de que D'us é infinito e o
homem limitado - não é de todo incoerente que o homem
não possa entender os caminhos de D'us. Como disse o Profeta:
"Pois Meus pensamentos não são vossos pensamentos, e vossos
caminhos não são Meus caminhos."
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A verdadeira
e profunda fé em D'us não impede que se clame por
causa do sofrimento e inclusive se "proteste" a D'us pelo ocorrido.
E ainda que o homem sinta que não tem hoje uma resposta audível,
sua fé no Sumo Criador e Mestre do Universo não será
quebrada nem debilitada. Com esta fé alimentará sua
convicção de que o mundo não é "uma
selva" onde a maldade pode reinar impune. Com esta fé que
o mundo terá um futuro melhor, que os desafios devem mobilizar,
e não paralisar.
Seguirá
lutando, assumindo a responsabilidade que D'us lhe conferiu de cumprir
Suas ordens (mitsvot), transformar o mundo e vencer a maldade. Sabe
o homem que ao final, a maldade será erradicada da face da
Terra, e a paz e a fraternidade reinarão, como disseram os
Profetas de Israel. Não há dúvidas que chegará
o dia, em breve, depois da chegada de Mashiach, quando D'us nos
explicará a História, o sofrimento humano, até
alcançarmos o consolo total.
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