|
Pergunta:
Rabino, por que pessoas boas sofrem neste mundo?” e Por que coisas
boas acontecem para pessoas horríveis? Bem, para dizer a verdade,
não é exatamente isso que está me incomodando. O
que me irrita é todo o prestígio, poder, prazer e diversão
que vai para as pessoas podres, desagradáveis e baixas desse planeta.
Nenhuma resposta até hoje me satisfez.
Já me disseram: “Como você sabe que ele é realmente
tão feliz?” Também já ouvi: “Como você
sabe que ele é realmente tão mau? Talvez ele saia sorrateiramente
da cama à noite a fim de distribuir comida para viúvas e
órfãos.”
E finalmente: “Olhe para o quadro geral. No fim, todos os bons serão
recompensados....”
Se este mundo é a obra prima de um D’us que deseja o bem
e a bondade, então o que pessoas horríveis estão
fazendo em Seu mundo?Se alguém vai contra as regras do jogo e maltrata
outra pessoa, deveria ser imediatamente eliminado da existência.
Um D’us realmente bom não deveria tolerar sujeitos perversos...
Resposta:
Você está certo, não deveria ser dessa maneira. O
mundo não foi projetado assim.Todas aquelas respostas são
secundárias. A verdadeira resposta é bem simples. É
esta: Eles “hackearam” o sistema. Você sabe tudo sobre
os hackers – o lado sombrio da cibernética. Por exemplo,
você está usando um daqueles jogos Online para múltiplos
usuários (MUDs), onde as pessoas entram num mundo simulado, escolhem
personagens (chamados avatars) para representá-las e então
jogam e fazem negócios, empilhando arsenal virtual e matando outros
avatars e destruindo qualquer coisa que desejem – incluindo o código.
No caso de você estar pensando em patrocinar um desses projetos,
tenha isso em mente: 10% do seu orçamento irá para desenvolvimento,
testes, servidores, marketing, etc. Os outros 90% vão para manutenção.
Por quê? Porque no meio da noite, quando os programadores que estão
jogando cobram o triplo – que é quando eles já venceram
– algum hacker descobrirá que se ele partir para cima e jogar
realmente rápido e digitar algum código, seu avatar fica
invisível / poderoso / duplicado / imensamente rico – ou
seja lá o que estiver em jogo. E então ele deixa todos os
amigos saberem. Em seguida ele entra em E-Bay para leiloar todas as novas
armas virtuais que adquiriu – em troca de dinheiro não-virtual.
E enquanto ele faz isso e seus programadores com os olhos inchados estão
tentando encontrar aquele hacker sem fechar o maldito jogo para todos
aqueles jogadores inocentes que apenas querem jogar de acordo com as regras
– porque se eles fecharem o jogo toda vez que isso acontecer o jogo
estaria sempre fechando – alguém encontra outra falha, e
mais outra, e o seu MUD inteiro está nadando de braçada
num nome falso.
Bem, designers de jogos, consolem-se. Vocês não estão
sozinhos, O Grande Criador do supremo MUD de todos os MUDs tem lidado
com o mesmo problema há 5763 anos. Veja, se você tem um ponto
fraco inevitável em seu sistema, onde você vai colocá-lo?
Colocará luzes de neon apontando para ele, dizendo: “Não
entre ali! Isso arruinará tudo!” Você conhece a natureza
humana melhor do que isso não é? Sabe que não há
nada mais tentador para um ser humano que o proibido, o perigoso e o destrutivo.
(Na verdade, não apenas para os seres humanos. Metade dos critérios
aqui têm as mesmas sutilezas. Como aqueles esquilos esperando um
carro passar para que possam se exibir para seus amigos, como podem atravessar
a rua correndo e escapar por um triz de serem atropelados – na maior
parte do tempo. Aves fazem o mesmo com o seu para-brisas – deixando
para trás um autógrafo. As gazelas na África são
famosas por pararem, saltar para cima e então sair correndo quando
perseguidas por um leão – apenas para causar sensação.
Os seres humanos, afinal, não são tão originais...
)
E eis que Ele coloca uma árvore no meio – sim, no meio –
do Jardim. Então Ele diz aos dois primeiros usuários: “Estão
vendo aquela linda árvore suculenta ali no meio do jardim? Por
favor, não comam dela, sim? Porque se o fizerem as coisas vão
começar a dar errado.”
E Adam diz: “Ei, Eva! Veja só, há uma árvore
ali da qual não podemos comer! Eu me pergunto qual será
o sabor, ah?”
Duplamente hackeado
Isso faz você pensar que o primeiro hacker foi um trabalho encomendndo,
não foi? Vamos primeiro olhar as consequências do primeiro
hack: quanto mais importante, mais hacks. Cada hack tinha um efeito semelhante:
procurar qualquer traço da presença de D’us no esquema
das coisas, desarranjar o sistema de regras e ordens, e fornecer muitas
coisas boas para aqueles que fizeram a bagunça. Após algum
tempo, ficou mais fácil hackear que jogar segundo as regras.
É assim que o Zohar descreve os efeitos do primeiro pecado de Adam:
o mundo era como uma fruta, a polpa da fruta cercada por uma casca. Ao
comer daquela fruta, Adam efetivamente misturou o fruto e a casca. Os
hacks consequentes aumentaram ainda mais a confusão até
que ficou impossível encontrar um pedaço de fruta sem casca
misturada. Todos sabemos qual é o sabor disso. Como a confusão
do mundo em que vivemos.
Deixe-me colocar isso em termos de game-design: você percebe que
para ter um mundo precisa tanto de plano anterior quanto de primeiro plano.
Branco sobre branco não se comunica muito bem. No primeiro plano
do mundo todas as coisas que importam, as coisas que comunicam informações,
os eventos que trazem propósito Divino e deleite. O pano de fundo
é aquilo que apenas tem de estar ali como um palco para que todo
o drama possa desenrolar.
Com o pano de fundo, a regra é: quanto mais quieto, melhor. Como
uma lousa em branco para desenhar um diagrama. Como o silêncio na
sala em que você toca música. Como o céu escuro pelo
qual você deve esperar antes de acender os fogos de artifício.
O pano de fundo não é mau. É necessário para
que possa haver conteúdo significativo. Porém precisa saber
seu lugar: é apenas um contêiner. É somente o acompanhamento,
não o solista. O melhor que pode fazer é tomar um assento
no fundo e ficar com a boca fechada.
Imagine, agora, que o pano de fundo e o primeiro plano se tornem totalmente
confusos. O quadro inteiro se perde. A comunicação é
prejudicada e tornada sem sentido. Bem, foi exatamente isso que Adam e
os hackers subsequentes fizeram: tiraram todo o significado do mundo quando
misturaram o pano de fundo com o primeiro plano.
O efeito mais nefasto dessa mistura não é tanto que o primeiro
plano perde o significado. Pior: O pano de fundo finge que também
tem significado. Demora uma vida inteira, como se o quadro todo fosse
feito para ele.
Foi assim que o mal entrou no nosso mundo. O mal é o pano de fundo
trazido à vida, destruindo seu relacionamento com o primeiro plano
– as centelhas de santidade que se tornaram perdidas dentro dele.
Você provavelmente está ansioso por um exemplo, então
aqui vai:
Os rabinos do Talmud nos contam que a Divina Presença foi criada
somente para ser usada no Templo da Divina Presença em Jerusalém.
Porém a humanidade sequestrou o ouro com propósitos próprios.
Alguns chegaram a construir palácios repletos de ouro para glorificar
a si mesmos. O ouro se espalhou pelo mundo e foi deturpado.
D’us criou o potencial para a linda música no mundo. Era
para ser uma maneira de chegar até Ele e expressar um senso de
unicidade no mundo. Não era para a glorificação do
ser humano, idolatria, violência, sensualidade desenfreada nem para
os cofres dos capitães da indústria da música.
Os jogos eletrônicos não existem para que possamos transformar
nossos filhos em máquinas e imunizar os adolescentes contra os
horrores da matança e da guerra. Os e-games existem para nos dar
lindas metáforas para entendermos o Criador e a criação.
Todas as coisas boas, empolgantes e divertidas foram criadas pelo objetivo
de atingir consciência mais elevada e manifestar a singularidade
essencial do cosmos. Este era o jogo original. Por enquanto, o jogo tem
sido transformado numa corrida louca para empilhar a maioria dos brinquedos,
atingir o estímulo mais sensorial e derrubar a maioria dos muros.
Passar o Código Adiante
As coisas pioraram tanto, que a Administração teve
de limpar todos os dados colocados, desligando o sistema por um ano inteiro
enquanto mantinha um único conjunto de caracteres (incluindo animais)
em PRAM. A interação seguinte (a “liberação
do arco-íris”) foi prometida como sendo mais resistente.
Na verdade, não tem havido uma falha do sistema desde então.
No entanto, isso foi ao custo de importantes reduções na
duração de vida do avatar. E quando toda a base de usuário
tentou passar o Sistema Operacional através de uma ação
conspiratória, múltiplas linguagens tiveram de ser introduzidas
para inibir o grau de interação usuário-ausuário.
Estranhamente, levou muito tempo para o Eterno Mestre do Jogo acordar
Seus programadores e passar adiante o código. Para mapear todos
aqueles hacks e construir alguma resistência dentro do sistema,
você precisa do código de fonte original, anotado. Você
também precisa de um bom senso de conceito e design original. Então
você desejará ver aquele primeiro conceito bem como o documento
do design. Não há dúvida de que é disso que
trata a Torá. É como o maior de todos os cabalistas, Rabi
Yitschac Luria (o “Ari”) descreve o processo de uma mitsvá.
Ele a chama de “apanhar as centelhas”.
As centelhas são as luzes Divnas que caem do abalo do mundo de
Tohu (falaremos disso em outra oportunidade, desculpe). Elas estavam inicialmente
esperando a redenção, protegidas dentro das conchas deste
mundo. Adam foi colocado no jardim apenas para este propósito.
Aquele era o jogo original.
Então, como foi mencionado, a Árvore do Conhecimento do
Bem e do Mal fez um tzimmes da torta de maçã – como
explicamos acima. Então lá vem a Torá com as receitas
secretas para identificar, detectar e resgatar aquelas pobres centelhas
e trazê-las de volta ao seu lar adequado – a cada vez que
um objeto ou evento deste mundo é usado para cumprir uma mitsvá.
Além de resgatar as centelhas, a Torá também fornece
a fórmula para cortar as linhas de suprimento daqueles hackers
nefandos. Aqueles são todos os “não-faças”.
Uma vez que todas as linhas proibidas tenham sido abandonadas, o lado
sombrio simplesmente cai no esquecimento.
Há então as orientações para lidar com o “âmbito
permissível” – todos os aspectos do mundo exterior.
Como você deve comer, dormir, trabalhar honestamente e conduzir
seus relacionamentos pessoais com os outros – tudo com Divino propósito.
Assim, tudo se encaixa no lugar e o MUD volta a existir. De certa maneira,
os assuntos permissíveis fazem mais para resgatar aquelas centelhas
que as mitsvot.
Ocasionalmente, há casos em que a própria escuridão
é transformada em luz. É como ampliar o jogo graças
às descobertas dos hackers. Fazer isso, no entanto, é extremamente
arriscado. Muitas vezes é conseguido por um daqueles hackers que
se entregou e agora trabalha para o lado do bem.
Porém tudo está dentro do poder da Torá. Porque a
Torá, como nos diz o antigo Midrash, contém o projeto, o
conceito e o documento original de todo o Sistema Operacional do mundo.
É onde o próprio D’us olhou quando construir este
lugar.
Mais Sequestros
As mitsvot são poderosas, mas também trazem novos
riscos e perigos. Como explicamos, todo o alimento do mal vem através
desse primeiro plano sequestrado, também conhecido como “bem”.
No esquema do projeto original, o pano de fundo tem uma fonte de energia
muito limitada. O protocolo de recurso do primeiro plano, por outro lado,
é dinâmico: mais atividade = maior suprimento. Uma vez que
a Torá entra em cena, recursos e energia de muito além do
sistema começam a fluir. Em termos simples, o bem traz mais luz
ao mundo. E o mal sabe disso. Então geme e grita por um pouco daquela
luz.
O que o pano de fundo nasce-como-mal conspira fazer? Assim que detecta
uma fonte de mais luz entrando no mundo, luta para afunilá-la em
sua direção. Faz tudo que pode para atropelar quem quer
que esteja fazendo o bem e aquelas coisas maravilhosas, e assim derrama
todo o bem por cima dele. E então expande seu império ainda
mais.
É por isso que, como nos diz o Talmud, “Aquele que é
maior que seu semelhante, suas tentações também são
maiores.” O lado escuro não está interessado nos fracos
que levam vidas normais. O lado escuro não está interessado
em sequestrar bicicletas. O lado escuto está interessado em 747s
– pessoas e comunidades que estão plugadas em vidas repletas
de objetivos. Agora você entende por que sempre que há um
bem maior, ali você encontrará o shmutz [sujeira] mais denso.
Você gosta realmente dessa resposta?
Muitas pessoas não gostam dessa resposta. Deixa-as aborrecidas.
Não é como uma daquelas respostas simpáticas que
fazem você sentir-se bem e aquecido por dentro porque pode dizer:
“Oh, agora vejo que as coisas, afinal, não são tão
terríveis.” Pelo contrário, pensar sobre essa resposta
pode até criar um senso de ultraje.
Isso é bom. Não devemos ser pacificados por respostas. Devemos
ficar ultrajados. Faz parte do processo de cura. Ficar revoltado pela
maneira que as coisas são e ter um impulso para mudar isto. Como
você pode ver, o ato de consertar o jogo em si torna-se o novo jogo.
Um jogo muito mais profundo. Exigindo um conjunto de habilidades muito
mais profundas.
É isso que o segundo Rebe de Chabad, Rabi Dovber (1773-1827) nos
explica em sua Torat Chayim: “Quando o mundo foi criado, foi criado
com Sabedoria. (O antigo Targum de Yonatan ben Uziel traduz ‘No
princípio D’us criou…’ como ‘Com Sabedoria
D’us criou…’) porque o início de todos os princípios
é Sabedoria – a sabedorai de criar um mundo maravilhoso apenas
com 0 – zeros – e 1 – uns.
Porém há uma sabedoria mais profunda. Um princípio
antes do princípio. A sabedoria que precede a Criação.
Que sabedoria é aquela? A sabedoria de curar aquilo que está
quebrado – sem deixar cair todo o sistema. A sabedoria de transformar
trevas em luz, de transformar os hackers numa equipe de qualidade e entrar
no código de resistência. E isto é a sabedoria da
Torá.
Por enquanto, aqueles remendos preenchem o globo inteiro. Porém
os níveis mais difíceis estão exatamente antes da
vitória. Segundo todas as indicações, estamos chegando
lá. E agora você sabe por que, para início de conversa,
Ele começou a “hackear” o mundo.
|