índice
  Flash Mob Casher  
 
 

Após ter virado moda-mania e estar se espalhando rapidamente pela Europa e Estados Unidos, esta "febre" vem assolar solo brasileiro. A primeira Flash Mob ("multidão instantânea") brasileira já foi registrada e conseguiu reunir cerca de 100 pessoas em dos pontos mais movimentados de S. Paulo: o cruzamento da Avenida Paulista com a rua Augusta.

Os participantes aguardaram o primeiro sinal verde após o relógio do canteiro marcar 12h40. Atravessaram a Avenida Paulista, tiraram um de seus sapatos e bateram contra o chão, repetidas vezes, como se estivessem tirando algum "grão de areia" de dentro. Logo em seguida, calçaram o sapato e foram embora.

Este fenômeno das Flash Mob é uma manifestação sem objetivo político, articulada com instantes de antecedência por e-mail ou mensagens de telefone celular e, segundo seus participantes, tem a intenção de relaxar e divertir (há àqueles que também adoram holofotes, e sem dúvidas, esta acaba se tornando uma bela oportunidade para "voltá-los" sobre si).

Mas analisando um pouco melhor, para àqueles com tempo ocioso, que querem preencher sua vida com conteúdo e adrenalina, emoção e mais sentido, convenhamos; esta não é a maneira mais apropriada e parece por demais instantânea, o que sugere um rápido naufrágio… Afinal, os modismos estão sempre sujeitos a evaporarem da mesma forma como apareceram e caem como um raio! (ainda bem; estamos a salvo!)

Mas imaginem vocês, se um "Flash Mob Casher" fosse criado? Você tem idéia que proporções tomaria?

Por exemplo: se todos os membros da comunidade se mobilizassem, para exatamente às 6:30 da manhã (7 para os mais sonolentos…) e colocassem tefilin ao mesmo tempo, com reza de Shacharit. Ou que tal: "Todas, antes do pôr-do-sol de sexta-feira, parassem tudo e acendessem velas de Shabat…", ou ainda: "Às 8:30h, ao beber nosso café com leite, recitássemos todos, uma berachá!"… Não seria demais?

Talvez levasse mais minutos, do que segundos, talvez tivessemos que trocar o nome e ao invés de "Flash" chamaríamos este "fenômeno" de "Slow Mob"… mas não importa o nome.

Mas para sua surpresa, esta "Mob" –ilização já foi criada. Este modismo foi inventado há mais de três mil anos, desde a outorga da Torá, e ao invés de dispersar o povo após o ato, possui um efeito incrivelmente contrário e reparador: permanece sempre novo e destila vida, união, temor e amor: conecta a gente a algo sempre maior: a D’us e ao que a gente veio fazer realmente com nosso tempo (precioso!) neste mundo.

Então? O que está esperando?!

Junte-se a nós!

 

 

 
top