índice
  Quem é o filho de D'us?  
 
 

Você foi criado de maneira tal que pudesse reconhecer seu Criador, amá-Lo e servi-Lo aqui na terra. Mas você sabe como é D'us realmente?

A resposta a esta pergunta surpreende muita gente. É um engano comum pensar que se está adorando o único e verdadeiro D'us, enquanto na verdade se está servindo um que é falso. Para ajudar a não cometer este engano, D'us descreveu a Si mesmo na Torá, advertindo-nos a lembrar como Ele apareceu ao outorgar os Dez Mandamentos:

"E vos falou o Eterno no meio do fogo; som de palavras vós ouvistes, porém imagem alguma vistes, tão somente uma voz. E guardareis muito vossas almas, porque, não vistes imagem alguma no dia em que o Eterno vos falou em Horeb, no meio do fogo. Não vos corrompais, fazendo para vós uma estátua de imagem de qualquer forma, com semelhança de homem ou de mulher." (Devarim 4:12, 15-16).

Em outras palavras, D'us não tem forma física. É infinito e ilimitado, e jamais aparece na forma humana. D'us também não tem "parceiros". Somente Ele é o único que nos traz a salvação eterna, como Ele diz na Torá: "Não sou Eu o Eterno? E não há nenhum deus além de Mim – um D'us justo e Salvador; não há ninguém mais. Volte para Mim e salve-se, todos os confins da terra, pois Eu sou D'us e não há nenhum outro ."(Yesha’yáhu 45:21-22).

"Não confiem nos nobres, nem num ser humano que não sustenta salvação." (Mishlê 146:3).
A vida eterna vem diretamente de D'us, que é Único e infinito, e não através de nenhum mediador.

O primogênito de D'us

Então, como D'us trouxe Sua mensagem de verdade ao mundo? Segundo a Torá, D'us declara ter um filho especial cuja missão é trazer Suas bênçãos e Sua salvação ao mundo inteiro.Quem é este filho?

Muitos líderes religiosos opinam sobre a identidade de Seu filho, mas na verdade devemos buscar a "opinião" de D'us sobre este assunto.

Em Shemot, D'us claramente proclama Seu filho ao mundo: "E dirás ao faraó: Assim diz o Eterno: " Israel é meu filho, meu primogênito."

"Israel" é o povo judeu – todos eles. O povo judeu foi escolhido por D'us para ser para ser, conforme as palavras da Torá, "um reino de sacerdotes e um povo santo" para todo o mundo (Shemot 19:6).

Todos os povos são filhos de D'us, naturalmente, mas os judeus são como um "primogênito", que traz a palavra de D'us aos irmãos mais jovens. Cada pessoa que ajuda a cumprir este papel especial, torna-se uma parte do reino de D'us.

Infelizmente, por muitas vezes os povos não nos deram ouvidos.

A Torá nos diz que sofreríamos muito, não apenas pelos nossos próprios pecados, mas também pelo mérito de trazer a Palavra de D'us a um mundo rebelde: "Console, console Meu povo," diz D'us. "Persuada Jerusalém e chame por ela, pois seu tempo foi completado, e seus erros foram reparados; por todos seus pecados, ela recebeu em dobro da mão do Senhor." (Yeshay’áhu 40:1-2).

Salvação pela Lei

O povo judeu aprendeu o segredo para a vida eterna e recebeu bênçãos para todo o povo, e agora finalmente têm liberdade para revelar a mensagem de D'us.

De acordo com esta mensagem, a chave que abre a porta a uma relação pessoal com D'us é a Sua Lei – uma parte para os judeus, a outra para o resto do mundo.

No Monte Sinai, D'us outorgou os Dez Mandamentos (e centenas de outros) ao povo judeu. Estas leis aplicam-se apenas aos judeus, pelo seu papel especial no mundo.

Para a humanidade D'us deu os Sete Mandamentos
e dúzias de outras leis). Esses mandamentos foram dados a Nôach, quando saiu da grande arca que salvou sua família do grande dilúvio, como uma aliança eterna com todos os povos da terra.

"E construiu Nôach um altar ao Eterno, e tomou de todo quadrúpede puro e de toda ave pura, e ofereceu holocaustos no altar. E disse D'us a Nôach: Este é o sinal da aliança que tenho estabelecido entre Mim e toda criatura que sobre a terra esteja" (Bereshit 8:20 – 9:17).

Desde o Monte Sinai, os judeus têm levado a mensagem destas setes leis a todos os povos. Um não-judeu que siga estes mandamentos é chamado "Filho de Nôach," e recebe tanto a vida eterna como as bênçãos de D'us na sua vida terrena. Fazendo boas ações exatamente como D'us ordenou, merece um relacionamento estreito com seu Criador.

Um Filho de Nôach reza a D'us da maneira apropriada, conforme as instruções de D'us. Também ajuda os necessitados, e guia seus irmãos – incluindo judeus não-religiosos – de volta à Lei de D'us. Um Filho de Nôach aprende a direcionar cada parte de sua vida, tornando-se um "soldado" do exército espiritual de D'us.

A mensagem de Mashiach ao mundo


Mashiach é um rei judeu que levará todo o povo judeu para Israel, destruirá todo o mal, reconstruirá o Templo Sagrado em Jerusalém, e trará verdadeira liberdade ao mundo, e será capaz de trazer todos de volta ao cumprimento da vontade Divina. Ele instituirá o reino eterno de D'us aqui na terra.

Mashiach ensinará a palavra de D'us a todas as nações. A Torá diz que cada um tornar-se-á um Filho de Nôach, ansiando pela verdade:

"Ó Senhor, minha força e minha fortaleza, e meu refúgio no dia de aflição, os gentios virão a Ti dos confins da terra e dirão: ‘Recebemos apenas mentiras de nossos pais, vaidade e coisas que não são úteis. Pode um homem criar deuses por si mesmo?’

"Por isso, eis que eu os farei saber, desta vez eu os deixarei conhecer Minha mão e Minha força, e eles saberão que Meu nome é Hashem."

Em nossa geração o Rebe trouxe centenas de milhares de judeus e não-judeus de volta à Lei. O Rebe revelou que o Mashiach finalmente chegará agora, em nossa geração, em meio a grandes milagres. Também anunciou que cada judeu, e cada gentio, é um representante de D'us para ajudar a vinda imediata de Mashiach.

Chamada urgente à ação

Em Bereshit, D'us disse a Avraham que seus descendentes, o povo judeu, abençoaria o mundo com a luz da palavra de D'us. "E abençoarei os que te abençoarem, e àqueles que te amaldiçoarem, amaldiçoarei; e serão benditas em ti todas as famílias da terra."

D'us prometeu a Avraham que sua aliança de sacerdócio se aplicaria a todos os judeus, para sempre: "Estabelecerei Minha aliança entre Mim e ti, e entre tua semente depois de ti, nas suas gerações, numa aliança eterna, para ser teu D'us, e de tua semente depois de ti."

Independente de raça, formação religiosa ou nacionalidade, D'us conclama a todos para ajudar a trazer Mashiach, cada um conforme seu legado praticando ações positivas: os judeus através das 613 mitsvot e os filhos de Nôach através das Sete Leis.

Que todos possam presenciar em breve o despertar de uma nova era e um novo conhecimento onde a verdade será revelada como águas límpidas e puras que emanam da verdadeira e eterna fonte. Que tenhamos méritos para alcançar este dia.

     
top