índice
  Meu Marido Tem Ataques de Fúria!
 

Por Bronya Shaffer

 

Pergunta:
Meu marido é inteligente, divertido e amigável. Geralmente é uma pessoa muito doce, mas tem terríveis ataques de mau humor.

Antes de nos casarmos, ele era muito paciente e tolerante. Nunca ficava nervoso, mesmo quando eu dizia coisas um tanto provocativas.

Já estamos casados há cinco anos. A princípio, seus acessos eram leves e espaçados. Mesmo agora, há períodos em que nos damos muito bem até que algo o provoca e ele explode. Depois, ele se sente culpado e tenta consertar as coisas, é super gentil e bondoso, e fica tentando coisas diferentes para não perder a calma novamente.

Ele tem ido a um psicólogo, que basicamente disse que não há nada que possa realmente fazer para ajudar. Seu único conselho foi manter um registro diário de todo e cada incidente de fúria. Meu marido começou a anotar, mas após um longo período de calmaria onde tudo parecia estar sob controle, ele começou a acreditar que tinha resolvido o problema, e parou de escrever.

Não quero deixá-lo, mas não posso viver com suas explosões.

Resposta:

O que você descreve pode ser bem desagradável, mas certamente é algo que pode ser solucionado. O mais importante é que seu marido reconhece que seus rompantes causam sofrimento, e que ele deseja estar no controle do problema.

Eu insistiria firmemente com você para encontrar alguém que seja um especialista, que poderá ensinar ele a controlar sua ira, mas certamente não é algo que possa ser resolvido numa única vez. É um processoe para ser bem-sucedido, deve ser algo que se aprende. Como qualquer outra habilidade, demanda tempo e exercício. Fale com uma pessoa que deixou a sofá em frente a TV com batatinhas fritas de lado para se transformar num corredor de maratona.

Encoraje-o. Diga a ele que você está ao seu lado o tempo todo. Deixe-o saber o quanto você respeita seus esforços e como é admirável quando um homem é forte o suficiente para controlar os próprios impulsos e superá-los. Não tenho dúvida de que ele conseguirá realizar aquilo que empreender. Esteja ao lado dele durante esse tempo.

Além de aprender a controlar seus acessos, vocês dois precisam falar com alguém sobre como você pode controlar as próprias reações. O remorso dele significa que ele não pretende magoar você. Não se trata de você. Trata-se das dificuldades que ele tem em se controlar, apesar de você sofrer os efeitos.

Conversem a respeito. Aprenda o que você precisa fazer para proteger a si mesma, e a ele, desses incidentes. Fale sobre como é possível preservar os próprios sentimentos e de respeito e amor mútuo.


Bronya Shaffer é mãe de dez filhos e mora em Crown Heights, Brooklyn. Tornou-se palestrante internacional famosa requisitada em assuntos de interesse das mulheres judias. Atua como conselheira pessoal e mentora para mulheres, casais e adolescentes. Responde para o serviço “Ask the Rabbi“ de Chabad.org e mora com seus dez filhos em Crown Heights, Brooklyn.

 
top