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Rabi Shimon, filho
de Rabban Gamliel, declarou: "Toda minha vida, cresci entre os Sábios,
e jamais encontrei algo melhor para uma pessoa que o silêncio"
(Ética dos Pais 1:17).
Isso é interessante. Todos nós já ouvimos sugestões
semelhantes, certo? "Se você não tem nada de bom para
dizer, então fique calado." Este é um clássico.
Mas o aforismo de Rabi Shimon é mais profundo que os clichês.
Afinal, ele alegou que não há nada melhor que o silêncio
– nada mesmo. E para enfatizar o valor do silêncio, ele prossegue
dizendo que "a explicação não é básica,
mas a ação, e todos que multiplicam as palavras produzem
o pecado."
O que ele quis dizer com isso? Que nunca devemos elogiar uma pessoa? Jamais
dizer uma bênção? Se Rabi Shimon não está
se referindo a todos os tipos de palavras, a que tipo se referia? Precisamos
de uma máxima inteligente para nos proibir de amaldiçoar?
Maimônides, em seu comentário sobre Pirkê Avot (Ética
dos Pais) levanta três questões. Ele explica que existem
cinco categorias de discurso:
-
Discurso associado a uma mitsvá (mandamento).
- Discurso
que devemos ter o cuidado de evitar.
- Discurso
que é repulsivo ou degrada.
-
Discurso que expressa amor.
- Discurso
que é permitido.
Maimônides explica então o que quer dizer. O discurso associado
a uma mitsvá inclui estudar a Torá em voz alta. Este tipo
de conversa é exigido, na verdade; devemos dizer palavras de Torá
e prece. A primeira categoria Maimônides classifica como um mandamento
positivo obrigatório.
O discurso que precisamos ter o cuidado de evitar inclui o falso testemunho,
mentir, mexericar e praguejar. A Torá nos proíbe o envolvimento
com este tipo de discurso, advertindo-nos a nos guardar contra ele e contra
outros tipos de conversa inconveniente, incluindo lashon hará (lashon
hará, literalmente, linguagem do mal, é qualquer discurso
que ofenda outra pessoa, mesmo que as declarações sejam
verdadeiras).
Claramente, Rabi Shimon ben Gamliel não pode estar se referindo
a estas duas categorias, pois uma é um mandamento positivo e a
outra é uma proibição. Não precisamos de um
aforismo para nos dizer o que já sabemos que é uma mitsvá.
"Se
você não tem nada de bom para dizer, então
fique calado."
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O discurso que é
repulsivo ou degrada inclui tagarelice, conversa que não tem utilidade,
e não beneficia uma pessoa, espiritual ou materialmente. Não
há uma proibição inequívoca contra este tipo
de discurso, pois ele não envolve amaldiçoar ou mentir,
etc. Mas ele não tem qualquer valor. Um pouco diferente da fofoca
ou mexerico, pois não espalha boatos ou destrói reputações,
a tagarelice comum é inútil e irrelevante, como muito daquilo
que passa por novidade. Esta conversa vã, desperdiçada,
também inclui elogios negativos e cumprimentos ambíguos.
O discurso que expressa amor ou afeição inclui elogiar o
positivo e criticar sabiamente o negativo. Histórias e canções
que elevam a alma, inspiram pessoas a melhorar ou inculcam bons hábitos
fazem parte dessa categoria, assim como aquelas que mostram como são
repulsivos os maus hábitos e fazem as pessoas desejar evitá-los.
Como os dois primeiros, o comentário de Rabi Shimon Gamliel não
se aplica a esses. Se falássemos continuamente, o dia inteiro,
e nosso discurso pertencesse às categorias um e quatro –
palavras de Torá e mitsvot e conversação que inspira
– isso seria ótimo. É óbvio que não
devemos falar falsidades ou ofender os outros com nossas palavras, assim
como também é óbvio que tagarelice e "novidades"
são uma perda de tempo e fôlego. Isso nos leva à última
categoria: O discurso permitido inclui a conversação que
envolve de negócios, família, saúde e atividades
cotidianas necessárias, como comer e beber. Não há
nada de inerentemente positivo ou negativo neste tipo de conversa. Falar
ou não falar, fica a critério da pessoa.
E sobre este tipo de conversa, nos diz Rabi Shimon ben Gamliel, o melhor
é o silêncio, pois se você tem de falar, assegure-se
de que suas palavras combinam com suas ações – e seja
breve.
Nas longas tardes
de Shabat no verão (leva-se em conta a estação vigente
em Israel), costuma-se estudar Pirkê Avot. Estes ensinamentos elevam
a alma, refinando o caráter da pessoa e seus atributos emocionais.
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