. As dez tribos perdidas:
   
 
   

No século nono, havia um homem chamado Eldad ha-Dani, mercador e viajante judeu que ia e vinha entre as comunidades judaicas da Babilônia, Norte da África e Espanha. Deixou um registro de suas viagens, que constituem mais uma lenda que um fato, mas mesmo assim despertou o interesse das pessoas. Eldad dizia ser um mercador e erudito, originário de um país judeu independente situado a leste da África. Declarava categoricamente que seu país era o lar das Tribos Perdidas de Asher, Gad, Naftali e Dan, e que ele próprio era da Tribo de Dan. Seu nome, ha-Dani, significa da Tribo de Dan em hebraico.

Eldad menciona que em "Kush" da África Oriental, onde é hoje a Etiópia, vivem muitos descendentes da Tribo de Dan e de outras Tribos de Israel.

É interessante notar que ainda hoje, viva lá um grupo judeu chamado Falashas da Etiópia. Sua pele é negra e chamam a si mesmos de "Beta Israel", que significa Casa de Israel em hebraico. Eles vêm seguindo os preceitos da Torá desde os tempos antigos, de maneira um tanto desprendida. Os Falashas na Etiópia falam hebraico e guardam o Shabat. Tragicamente, muitos deles pereceram devido a uma recente insurreição na Etiópia, mas os remanescentes emigraram para Israel. Foram transportados em aviões fretados pelo governo de Israel em 1983 e 1991. Aproximadamente 90% dos Beta Israel vivem hoje em Israel.

Eldad ha-Dani menciona também o reino de Khazar, que era localizado entre o Mar Negro e o Mar Cáspio. Declara que numerosas tribos das Dez Tribos Perdidas de Israel vivem em Khazar. Por volta de 740, o rei e o povo de Khazar converteram-se todos ao judaísmo. Foi uma conversão nacional, e esta é uma história bem conhecida entre os judeus.

De acordo com Eldad, vivem em Khazar três das Dez tribos Perdidas de Israel. Eram Reuven, Gad e metade de Menashe. Eles eram aproximadamente 300.000 pessoas do povo de Khazar. No século nono da Era Comum, José, o rei de Khazar, escreveu: "(A capital de Khazar consiste de três cidades e) na segunda cidade vivem os israelitas, os descendentes de Ismael, Cristãos e o povo que fala outros idiomas." Assim, é perfeitamente possível que algumas das Dez tribos Perdidas de Israel vivam lá.

 
 
próxima >
Em Myanmar (Burma) e Índia vive a tribo Menashe. Acredita-se, que são descendentes da tribo de Menashe, uma das Dez Tribos Perdidas de Israel. Têm antigos costumes israelitas. Yusufzai - Vivem no Afeganistão. Yusufzai significa Filhos de Yossef. Conservam os costumes dos antigos israelitas.