Mortos  
   
índice
  Podem ouvir?
     
 

Vou me casar daqui a algumas semanas e algo tem estado em minha mente. Minha avó faleceu o ano passado. Sempre fui sua neta favorita e tínhamos uma ligação muito forte. Fico quase constrangida de dizer isso, mas na verdade fui até seu túmulo e implorei para que viesse ao casamento. Não estou bem certa qual seria minha pergunta. Acho que apenas desejo saber… ela ainda pode me ouvir?

     
 

RESPOSTA:
por Rabino Aron Moss

Sua avó não somente a escuta – ela responderá. Você pode ficar surpresa em saber que isso que você fez é na verdade um antigo costume judaico. No decorrer das gerações os judeus têm visitado os túmulos de seus entes queridos para convidá-los a tomar parte em suas celebrações. A obra mais fundamental da Cabalá, o Zôhar, diz que as almas dos parentes que se foram vêm para compartilhar a alegria. Este é o motivo pelo qual expressamos este desejo no cemitério : "Of simchês!" , "Nas alegrias!"

O fato de você ter ido ao túmulo de sua avó para convidá-la ao seu casamento, embora não conhecesse este costume, indica que sua alma sabia intuitivamente aquilo que o Zôhar diz.

E o fato de você não poder aceitar que sua avó não compareça ao seu casamento é porque isso não é verdade. Ela certamente estará no seu casamento. Será triste não poder segurar sua mão e ver seu rosto sorridente, mas você deve sentir-se consolada pela certeza de que sua presença e seu amor estarão lá com você.

E ela estará onde quer que você precise dela, porque a alma nunca morre, e uma conexão de alma como aquela que você tinha com sua avó é eterna.

 
   
top