Uma Ponte Estreita

indice
     
24.11.2006 - 3 de Kislêv 5767
     
 

Em casa cantamos com freqüência a melodia com as palavras de Rabino Nachman de Breslav: “O mundo inteiro é apenas uma ponte estreita, mas o importante é não ter medo.”

Isso é mais fácil de falar que de fazer. Uma vez caminhei sobre uma ponte de cordas por cima de um abismo muito profundo, e quando olhei para baixo, não pude superar um medo intenso. Havia apenas uma solução, segurar no corrimão e olhar para cima, em vez de comtemplar o buraco lá embaixo.

Racionalmente, eu sabia que a ponte era segura. Milhares de pessoas a tinham atravessado, e algumas na verdade apreciaram a experiência. Porém meu intelecto não controla minhas emoções. Se eu olhasse para baixo, meus pés congelavam e meu coração disparava, e a risada daqueles corajosos à minha frente e atrás de mim não diminuía minha ansiedade.

Esta pode ser uma maneira de aplicar o ensinamento de Rabi Nachman. O mundo às vezes pode ser assustador. Podem acontecer coisas que nos causam ansiedade, e se continuarmos a olhar para algo preocupante, a ansiedade aumenta cada vez mais. Mesmo quando as pessoas ao nosso redor parecem estar navegando em águas turbulentas, isso não nos serve de consolo. A solução: levante os olhos para o céu. Olhe para D’us em busca de ajuda. Não olhe para a provação, mas reforce sua fé e confiança em D’us.

Quando olhei para o abismo aos meus pés, tremi de medo. Mas quando olhei na direção do céu, minha ansiedade diminuiu bastante.

     
 
top