Questão de Prioridade

indice
     
17.11.2006 - 26 de Cheshvan 5767
     
 

Na vida diária devemos distinguir entre o que é importante e o que é relativamente sem importância, porque de outra forma passaríamos nosso tempo com coisas triviais, negligenciando os pontos mais relevantes. Nosso tempo e nossa energia não são infinitos, portanto devemos priorizar.

Um instrutor certa vez demonstrou isso a uma classe. Pegou uma jarra de boca larga e a encheu de pedras. “Esta jarra está cheia?” perguntou ele. “Claro”, responderam os alunos. Ele então pegou punhados de pedregulhos e colocou dentro da jarra, enfatizando que a jarra não estava cheia, e que havia espaço para as pedrinhas. Então ele colocou areia, que se acomodou nos espaços entre os pedregulhos, e finalmente acrescentou água, que preencheu todos os espaços da jarra.

“Vejam”, disse ele, “ao colocar primeiro as pedras , houve espaço para tudo. Se eu tivesse colocado primeiro os objetos pequenos, jamais teria conseguido acrescentar as pedras.”

Se ao final do dia ou da semana você notar que muito trabalho ficou sem ser feito, é bom rever suas prioridades. Se as coisas grandes são feitas em primeiro lugar, talvez você consiga fazer todo o restante.

     
 
top