Na mesma moeda

indice
     
10.11.2006 - 19 de Cheshvan 5767
     
 

O Talmud diz que as ações de uma pessoa são recompensadas na mesma moeda, medida por medida. A história a seguir é um exemplo disso:

Em 1952, dois rapazes, David e Jacob, encontraram uma caderneta bancária com R$150,00 em dinheiro, quantia significativa na época. Levaram-na ao banco, que contactou o dono. O homem ficou feliz e deu aos garotos R$ 20,00 como recompensa. Como a escola que freqüentavam estava em dificuldades, os rapazes doaram o dinheiro. O presidente do banco achou que isso merecia ser divulgado, e relatou o fato a um jornal, que o publicou como uma história de interesse humano.

No decorrer do tempo os dois se afastaram e perderam contato. Quarenta anos depois, David estava passando por dificuldades quando encontrou o artigo do jornal. “O que terá acontecido a Jacob?” Procurou na lista telefônica, ligando para diversas pessoas com o mesmo sobrenome; ninguém conhecia Jacob. Pesquisou na Internet e escreveu cartas a pessoas em todo o país, mas não teve sucesso.

Após muito tempo e esforço, finalmente localizou Jacob numa outra cidade. David telefonou para ele, e a amizade foi renovada. Combinaram um encontro, e passaram longas horas recordando os eventos da juventude, incluindo o episódio do dinheiro encontrado. Separaram-se com a promessa de manter contato e não deixar a amizade arrefecer novamente.

Uma semana depois, Jacob ligou para David, todo entusiasmado. “Não vai acreditar! Perdi minha carteira numa loja, com muito dinheiro. Chegando em casa, havia uma mensagem de que a carteira fora encontrada e a pessoa a devolveria.”

David respondeu: “Lembra-se que aprendemos na escola que D’us age conosco assim como agimos com os outros? Demorou 45 anos, mas D’us sempre cumpre Sua promessa.”

     
 
top