Honrar pai e mãe

indice
     
28.04.2006 - 30 de Nissan 5766
     
 

“A base do mandamento de honrarmos pai é mãe é nossa obrigação de sermos gratos àqueles que fizeram coisas positivas por nós. Ser ingrato é um traço negativo e é repulsivo a D’us e às pessoas.” (Sefer Hachinuch, Mandamento 33)

Cada palavra que dizemos para mostrar nosso respeito e agradecimento aos nossos pais é um expressão de nossa gratidão. O mesmo se pode dizer de cada ação que fazemos para expressar respeito.

Aumente sempre o nível de sua honra aos seus pais. Vemos no Talmud que por mais que uma pessoa honre seus pais, nunca é suficiente. Sempre há mais que podemos dizer e fazer. Continue aprendendo com outros sobre mais possibilidades. Note as coisas positivas que outras pessoas fazem por seus pais e como você pode aplicar algumas delas.

Pense de que maneiras você está sendo deficiente nesta mitsvá. Tome a resolução de corrigir essas deficiências.

De tempos em tempos, diga ao seu pai e mãe que você é grato por tudo que eles fizeram para você. Algumas pessoas que não estão acostumadas a expressar gratidão talvez se sintam pouco à vontade ao fazer isso. “Eles sabem que sou grato” – dizem, numa maneira de evitar aquilo que acham difícil de fazer. Pois quanto mais difícil, mais notável é a ação.

Conheci um homem de oitenta anos que sempre elogiava o pai, dizendo-me que pessoa maravilhosa ele era.

“Há quanto tempo ele faleceu?” perguntei.

“Quase quarenta anos”, respondeu ele.

“Mas você fala sobre seu pai como se ele tivesse morrido há pouco!”

“Isso é porque ele está sempre na minha mente. Sou imensamente grato por tudo que meu pai fez por mim. Jamais poderei agradecer-lhe o suficiente.”

     
 
top