Oportunidade de ouro

indice
     
14.04.2006 - 16 de Nissan 5766
     
 

“Escuta, mer filho, o ensinamento de teu pai e não despreze a Torá de tua mãe” (Mishlê)

Chega uma hora em que o pai deve fazer jus à sua importante posição e seu papel como líder da família. Chega uma hora em que ele não deve esquivar-se à responsabilidade da paternidade. Se existe essa hora, é em Pêssach.

Pêssach é quando nossos Rabinos formulavam perguntsa e davam respostas ao diálogo entre pai e filho, classificando os quatro tipos de filhos e dando respostas às suas perguntas. O pai é empossado no papel de educador, mestre e legislador da família. Ele explica as mitsvot, conta a história do povo judeu e se torna um oráculo de conhecimento, orientando a próxima geração a seguir o caminho correto do Judaísmo.

O Ônus do Pai:

Para cumprir este nobre papel, o pai deve ser bem versado em todos os aspectos da Hagadá. Deve conhecer as mitsvot de Pêssach e como cumpri-las. Deve saber a história do Êxodo e estar apto a responder perguntas. Cabe ao pai estudar, preparar-se em Pêssach e tornar-se conhecedor de todos os aspectos do Sêder. Assim o pai será respeitado por sua família. Será cnsideraedo um judeu inteligente e genuíno. Este respeito apenas reforçará o relacionamento de todos os membros da família.E com sua sabedoria, conseguirá trazer as lições de nossos antepassados para os nossos dias.

     
 
top