O som da verdade

indice
     
09.12.2005 - 8 de Kislêv 5766
     
 

O homem se tornou uma alma viva (Bereshit 2:7)

Shelomô disse que aquele que dá ouvidos à tal gabolice não é melhor que quem a fala. Por que alguém perderia tempo ouvindo calúnias a menos que isso lhe tivesse alguma utilidade? Uma pessoa com boa auto-estima não daria ouvidos a esse tipo de conversa. Além disso, quem escuta calúnias proporciona uma platéia ao falador, e termina por encorajar ainda mais calúnias.

Shelomô chama uma pessoa sábia de "um homem de entendimento". A sabedoria aqui consiste em entender a psicologia dos caluniadores. Eles precisam rebaixar os outros para elevar seu próprio valor, e muitas vezes mentem para desacreditar os outros. Você pode estar certo de que a pessoa que fala mal sobre alguém a você, qualquer hora falará mal de você para alguém. A única solução, portanto, é não dar ouvidos à maledicência.

Em sua marcante obra sobre lashon hará (maledicência), o Chofetz Chayim declara que a transgressão de escutar lashon hará é tão grave quanto dizê-la. Se alguém tentar fazer de você um ouvinte, afaste-se, ou pelo menos diga educadamente que não está interessado no assunto.

     
 
top