Nadar contra a corrente

indice
     
02.12.2005 - 1 de Kislêv 5766
     
 

Numa visita a um criadouro de salmões, presenciei uma maravilha da natureza. O salmão nada corrente acima, para chegar ao local da desova onde nasceu. Para chegar lá, deve saltar sobre fortes corredeiras. É fascinante observar como eles lutam para superar a força da gravidade e a força das quedas d’água. Nada impede o salmão de chegar onde ele "sabe" que precisa ir.

Embora os seres humanos não cumpram uma meta por instinto, temos a capacidade de descobrir nossos objetivos pelo uso do intelecto. Com freqüência precisamos superar obstáculos para atingirmos as nossas metas, e não nos permitimos ser desencorajados pelas dificuldades que encontramos. Aqueles que não têm a coragem de superar o desafio provavelmente justificam sua retirada dizendo que a meta não valia o sacrifício. Em vez de admitir sua relutância, desvalorizam o objetivo.

Moshê sabia que a terra que D’us prometera a Israel era a meta espiritual do povo judeu, mas ele sabia que quando confrontado com as dificuldades de adquirir a terra, algumas pessoas poderiam recuar, e para racionalizar sua relutânciatentariam injuriar a terra.

"Somente se você está pronto a escalar montanhas" – disse Moshê – "poderá ver realmente como é a terra." A verdade somente pode ser apreciada por aqueles que estão prontos a se sacrificar por ela

     
 
top