Sem favoritismo

indice
     
28.10.2005 - 25 de Tishrei 5766
     
 

Rabi Yaacov de Lisa convocou um dos moradores mais ricos de sua cidade, um pilar da comunidade, a comparecer perante ele num tribunal rabínico. Quando o homem ignorou a convocação pela terceira vez, Rabi Yaacov notificou-o que, a menos que obedecesse de imediato, ele sentiria sobre si toda a fúria do tribunal.

O homem foi ao rabino e admoestou-o duramente, dizendo: "Você deveria saber, Rabino, que meu voto foi fundamental para você conseguir o cargo de rabino desta comunidade. Isso não é maneira de retribuir o favor."

Sem dizer uma palavra, Rabi Yaacov saiu da sala, empacotou seus objetos e os pertences da família, e eles todos deixaram a cidade.

Rabi Yaacov mais tarde explicou que o homem não o tinha intimidado, mas talvez o tenha tornado inconscientemente favorável, e assim não seria objetivo e imparcial no caso. Além disso, se o seu julgamento viesse a ser em favor do homem, talvez fosse suspeito de favoritismo.

Quando levamos uma disputa perante um juiz, devemos valorizar a verdade suficientemente para evitar o uso de influência pessoal que possa minar uma decisão justa.

     
 
top