Os atributos

indice
     
14.10.2005 - 11 de Tishrei 5766
     
 

Por que Sucot é a única de todas as Festas em que convidamos os Patriarcas a partilharem conosco as celebrações?

Sucot é a Festa da Colheita. Todos os esforços que foram investidos na terra – arar, regar, fertilizar, semear, podar e finalmente colher – culminaram numa colheita abundante, e agora estamos prontos a aproveitar os frutos de nosso trabalho.

D’us deseja que desfrutemos as coisas boas do mundo, mas de uma maneira adequada a um povo espiritual, um reino de sacerdotes e uma nação sagrada. Embora existam muitas leis pertinentes ao trabalho da terra e a separar o dízimo da produção, estas não garantem a nossa espiritualidade. Grande parte da Torá não diz respeito a uma lei específica, mas consiste de uma narrativa da vida de sete grandes personalidades, os quais convidamos à nossa sucá, por serem modelos que devemos imitar. Eles todos foram pessoas de posses, porém dedicaram a vida à santidade, e seus bens mundanos não os distraíam de suas metas espirituais.

Cada um deles se destacou num atributo em especial, embora todos partilhassem as qualidades uns dos outros. Por exemplo: A benevolência de Avraham incluía a majestade da benevolência; a majestade de David incluía a benevolência da majestade; porém eles e todos os líderes intermediários foram exemplos de humildade e modéstia. Convidamos cada um deles à nossa sucá para não esquecermos de moldar a nossa vida pela deles.

     
 
top