Descobertas

indice
     
23.09.2005 - 19 de Elul 5765
     
 

A América já estava lá muito antes de Colombo descobri-la. A penicilina matava as bactérias muito antes de Fleming descobri-la. Podemos seguir falando de numerosas descobertas que poderiam ter beneficiado a humanidade muito antes de se tornarem conhecidas por nós.

Já foi declarado que quando o aluno está pronto, o professor aparece. Podemos dizer o mesmo sobre as descobertas; elas se tornam evidentes para nós quando estamos prontos para elas.
O quê, exatamente, constitui esse estado de prontidão ainda é um mistério. Embora geralmente os avanços tecnológicos sejam possíveis sobre o progresso anterior, muitas outras descobertas estavam bem defronte aos nossos olhos, mas nós não as enxergamos.

Este conceito é tãoverdadeiro sobre idéias em nossa vida como nas descobertas científicas. A verdade está lá, mas talvez não a vejamos.

Na psicoterapia, um terapeuta com freqüência aponta algo a um paciente diversas vezes em vão, até que um dia, "Eureca!" – ocorre a descoberta. O paciente talvez reclame: "Doutor, tenho vindo aqui durante quase dois anos. Por que nunca me falou sobre isso antes?" A esta altura, muitos terapeutas têm vontade de arrancar os próprios cabelos.

Assim como os pacientes oferecem resistência a percepções na psicoterapia, talvez também resistamos a importantes idéias e conceitos em nossa vida. Se pudermos nos livrar dessas resistências, talvez nos enxerguemos com maior clareza. Devemos tentar manter a mente aberta, especialmente àquelas idéias que talvez não apreciemos tanto.

     
 
top