Luz e trevas

indice
     
09.09.2005 - 5 de Elul 5765
     
 

O Midrash comenta: "Se eu não tivesse caído, não teria me levantado", indicando assim que algumas alturas não são atingíveis sem uma queda precedente.

Obviamente, ninguém deseja uma queda na esperança que isso leve a uma altura maior. A mensagem, no entanto, é que se uma pessoa sofre um revés, não deve se desesperar, pois talvez seja um prelúdio necessário para atingir um nível mais elevado que de outra forma não teria sido possível.

Podemos encontrar muitas analogias para este conceito. Quando giramos uma picareta, primeiro a abaixamos atrás de nós para dar o golpe com a força máxima. Corredores com freqüência dão um passo atrás da linha de partida para conseguir um "impulso de corrida". Em muitas coisas, começar de uma posição "inferior" fornece um ímpeto que de outra forma não seria possível atingir.

Quando tudo vai bem, a maioria das pessoas deixa o barco correr. O resultado? A mediocridade acaba por se tornar aceitável. Trocar a força envolve algum risco, e mesmo se pudéssemos atingir objetivos ainda maiores, talvez não desejemos arriscar quando tudo caminha de modo satisfatório.No entanto, quando estamos numa situação intolerável, somos compelidos a fazer alguma coisa, e este ímpeto pode provocar criatividade e progresso.

Podemos ver este conceito até na narrativa da Criação em Bereshit. Primeiro havia a escuridão, depois veio a luz.

     
 
top