Ama a teu próximo…

indice
     
15.07.2005 - 8 de Tamuz 5765
     
 

Yud Beit (12 de Tamuz) assinala o nascimento do Rebe Anterior em 5640 (1880), bem como sua libertação em 5687. Ele foi aprisionado por divulgar a Torá e o Judaísmo, em oposição ao governo soviético. Assim, o dia de sua libertação é celebrado como um "Festival de redenção para todos aqueles que, entre o povo de Israel, estão envolvidos com a propagação da Torá."

Seguindo a tradição dos Rebes de Chabad, segundo a qual no dia do bar mitsvá do filho o pai o estimulava a fazer alguma pergunta, o Rebe Anterior questionou seu pai no dia do seu bar mitsvá. Ele perguntou por que dizemos todos os dias, antes das preces matinais: "Eu assumo a responsabilidade do mandamento positivo de ‘Ama a teu próximo como a ti mesmo’ – e qual a ligação que há entre este costume e a oração que se segue.

O pai lhe respondeu: "Na prece, o judeu roga a D’us que provenha suas necessidades. Uma criança, quando faz uma solicitação ao pai, procura antes agradá-lo. Por sua vez, o maior prazer do pai é poder ver todos os seus filhos vivendo em harmonia. O Altíssimo é o Pai Celestial de todos, jovens e idosos, ricos e pobres, cultos e simplórios. Quando contempla todos os Seus filhos, tão diferentes entre si, vivendo em união e paz, Ele atende às súplicas feitas durantes as orações."

Esta é a razão de pronunciarmos o "Eu assumo…", pois só assim podemos nos colocar em prece perante o Todo Poderoso, não desfigurados pelo ódio, mas com saúde e repletos de amor.

     
 
top