Cada Palavra

indice
     
10.06.2005 -3 de Sivan 5765
     
 

D’us falou todas estas palavras, dizendo: "Eu sou o Eterno, teu D’us" (Shemot 20:1-2).

A palavra leimor, geralmente traduzida como "dizendo", também pode significar "dizer". A frase "todas essas palavras" pode referir-se a todo o texto da Torá que precede os Dez Mandamentos, desde o momento da Criação em Bereshit, a narrativa das vidas dos Patriarcas e a escravidão no Egito. Tudo que a Torá relata antes dos Dez Mandamentos pode, então, ser entendido como preparatório para eles.

A vida dos Patriarcas, a devoção absoluta de Avraham, Yitschac e Yaacov; o episódio de Yossef e seus irmãos; a escravidão no Egito; os milagres do Êxodo – todos são um prelúdio necessário à aceitação da confiança e fé em D’us, que constitui a fundação e o primeiro dos Dez Mandamentos. O Talmud e o Midrash fornecem muitos detalhes sobre a história de nosso povo antes do Sinai, e a riqueza dos escritos em comentários pelos eruditos de Torá no decorrer dos tempos esclarece o Talmud e as declarações do Midrash, permitindo-nos extrair deles os princípios que nos guiarão para levar vidas éticas e morais.

A Torá não é um texto histórico. Nada aparece na Torá sem que haja aí um ensinamento que podemos aplicar na nossa vida. É nossa responsabilidade estudarmos e usarmos estes ensinamentos inestimáveis.

Toda palavra na Torá foi Divinamente ditada, e foi tudo leimor, para tornar possível a declaração: "Eu sou o Eterno teu D’us".

     
 
top