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D’us
falou todas estas palavras, dizendo: "Eu sou o Eterno, teu D’us"
(Shemot 20:1-2).
A palavra leimor, geralmente traduzida como "dizendo", também
pode significar "dizer". A frase "todas essas palavras"
pode referir-se a todo o texto da Torá que precede os Dez Mandamentos,
desde o momento da Criação em Bereshit, a narrativa das
vidas dos Patriarcas e a escravidão no Egito. Tudo que a Torá
relata antes dos Dez Mandamentos pode, então, ser entendido como
preparatório para eles.
A vida dos Patriarcas, a devoção absoluta de Avraham, Yitschac
e Yaacov; o episódio de Yossef e seus irmãos; a escravidão
no Egito; os milagres do Êxodo – todos são um prelúdio
necessário à aceitação da confiança
e fé em D’us, que constitui a fundação e o
primeiro dos Dez Mandamentos. O Talmud e o Midrash fornecem muitos detalhes
sobre a história de nosso povo antes do Sinai, e a riqueza dos
escritos em comentários pelos eruditos de Torá no decorrer
dos tempos esclarece o Talmud e as declarações do Midrash,
permitindo-nos extrair deles os princípios que nos guiarão
para levar vidas éticas e morais.
A Torá não é um texto histórico. Nada aparece
na Torá sem que haja aí um ensinamento que podemos aplicar
na nossa vida. É nossa responsabilidade estudarmos e usarmos estes
ensinamentos inestimáveis.
Toda palavra na Torá foi Divinamente ditada, e foi tudo leimor,
para tornar possível a declaração: "Eu sou o
Eterno teu D’us".
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